Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governador anuncia para 2016 a conclusão do Hospital Regional do Norte, em Uruaçu

Em Uruaçu, ontem, ao lado da prefeita Solange Bertulino, do PMDB, o governador Marconi Perillo garantiu a retomada imediata das obras do Hospital Regional do Norte, na cidade, e disse que pretende inaugurá-lo no ano que vem. “Já construímos pouco mais de 70% do Hospital Regional de Uruaçu. Falta agora, menos de 30%. Tenham certeza que a prioridade máxima é terminar esse hospital. Depois que ele ficar pronto e começar funcionar, vocês terão muito orgulho de ter o melhor hospital da Região Norte do Brasil”, projetou.

Em discurso, Solange pediu ao governador que cuidasse com carinho de algumas demandas do município. Solicitou, além do hospital, que agilizasse o término das obras da Escola Padrão Século XXI. Pediu ainda que interviesse na liberação da licença ambiental para cultivo de tilápia no município e também um auxílio na recuperação da Avenida Galdino Moreira de Souza, que liga o futuro Hospital Regional ao Instituto Federal de Goiás (IFG).

“São pedidos. Não cobrança. São milhares de pessoas que necessitam, com urgência, do hospital e da escola”, justificou. “Entendemos o atraso e a paralisação. Vivemos uma crise política e econômica. Uma crise de vulto. Mas sabemos também que é na crise que surgem as grandes ideias, as saídas mais criativas.”

O governador agradeceu a maneira cordial e respeitosa com a qual a prefeita apresentou os pedidos. Ele solicitou imediatamente ao secretário Thiago Peixoto (Segplan), presente no evento, que se inteirasse da obra da Escola Padrão Século XXI para que pudesse tomar as devidas providências. Também afirmou que vai checar na Agetop a maneira como pode ajudar na questão da Avenida Galdino Moreira.

Sobre a liberação da licença para criação de tilápias, disse ter conversado sobre o assunto em três oportunidades com o ministro Helder Barbalho (Pesca e Aquicultura), este ano. De acordo com Marconi, há um problema na liberação por conta de uma restrição em uma lei federal. Ele pediu para que o secretário Vilmar Rocha (Secima) cuidasse da demanda.

Marconi anunciou que o Hospital Regional funcionará nos mesmos moldes de administração dos demais hospitais estaduais: “Nós vamos fazer o chamamento de uma Organização Social que vai recrutar os funcionários, médicos, enfermeiros, paramédicos, servidores. Nós vamos comprar os melhores equipamentos do mundo para estar neste hospital e vocês vão ver que Saúde tem jeito, desde que a gente foque, desde que a gente priorize para funcionar direito.”

Dez hospitais – O governador fez compromisso de entregar mais quatro hospitais regionais até o fim de 2018. Hoje, Goiás conta com seis unidades. “Quando terminar este governo, vou deixar 10 hospitais de urgências. Desses 10, oito foram construídos nos meus quatro mandatos. Um deles eu não construí, que foi o Hugo, feito pelo governador Henrique Santillo, do qual eu era assessor. O outro que não construí, foi o de Santa Helena, mas terminei, equipei e pus para funcionar em julho de 2011”, lembrou.

“Praticamente me envolvi com todos os 10 hospitais que vou deixar. O sétimo será aqui em Uruaçu. O oitavo em Santo Antônio do Descoberto. O nono vai ser em Águas Lindas e o décimo, em Valparaíso, no Entorno Sul de Brasília,” disse Marconi.

Marconi Perillo GO-237 Uruacu Niquelandia (17)

Ele lembrou que o Crer (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) foi construído em sua administração. E enumerou outros três hospitais que fez compromisso com a população da Região Metropolitana da Capital. “Vamos construir agora o Hospital do Homem e do Idoso, na antiga Colônia Santa Marta. E haveremos de construir o quanto antes o Hospital da Mulher. Estamos construindo o Hospital Estadual do Servidor Público, que já está em obras. Vamos deixar um legado extraordinário”, avaliou.

O governador finalizou seu discurso dizendo que está construindo ainda os Credeqs e os Ame’s (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e sentenciou: “O pior na vida de qualquer pessoa, seja rico ou pobre, é na hora da doença, a pessoa chega fragilizada ao hospital. E o que ela quer? Quer um atendimento de qualidade, um atendimento humano e quer equipamentos que funcionem, médicos que possam resolver seu problema. E nós estamos trabalhando para que a Saúde em Goiás seja o maior exemplo brasileiro de que quando a gente prioriza, a gente faz bem feito e a gente ajuda a resolver a vida das pessoas.”

Fotos: Mantovani Fernandes

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias