Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governador inaugura ampliação de Instituto Labibe Faiad, em Catalão

Um espaço cultural que une arte, cultura e tecnologia. Esse, doravante, é propósito do Instituto Tecnológico em Artes Labibe Faiad, que foi restaurado e adequado para abrigar também um Instituto Tecnológico em Artes e entregue na noite de quinta-feira (13), pelo governador Marconi Perillo, em Catalão. O instituto, que passou por ampla reforma ao custo de R$ 700 mil, irá oferecer cursos para alunos catalanos. A inauguração também marcou o início da construção do primeiro parque tecnológico no Estado.

Na solenidade, o governador assinou ordem de serviço para a construção do Instituto Tecnológico de Goiás professor Antônio Sales Filho (Goiatec), com investimentos R$ 4 milhões e 98% de isenção de ICMS para empresas que lá se instalarem. Ele assinou convênio para doação de equipamentos que vão fortalecer o arranjo produtivo da Casa de Farinha no distrito de Pires Belos e no município de Davinópolis.

Também foi autorizada a criação de um grupo de trabalho para discutir a implantação de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção e cursos técnicos nos institutos Labibe Faiad, Agnaldo de Campos e Professor Antônio Sales Filho. O governador entregou também 700 Cheques Mais Moradia, modalidade reforma, para famílias de baixa renda do município.

Marconi, que estava acompanhado da primeira-dama, Valéria Perillo, do vice-governador José Eliton e do prefeito Jardel Sebba, afirmou que o Labibe Faiad agrega novos valores à arte, cultura e à capacitação tecnológica em Catalão. “As cidades-luzes do mundo são aquelas que se dedicaram à cultura”, disse. Segundo ele, só as grandes cidades do mundo têm espaços culturais como o Labibe.

Ele assinalou que o instituto reúne as condições ideais para abrigar todas as vertentes culturais. “Catalão tem hoje assegurado um espaço para a difusão da cultura”. Informou também que o governo do Estado vai apoiar a criação de orquestras jovens no interior. “A nossa ideia é começar essa iniciativa por aqui”, disse, ao ressaltar que Catalão merece ter uma orquestra filarmônica jovem. “São raros os espaços dessa magnitude no Estado”, ponderou o governador, ao revelar que nas vinte maiores cidades do Estado serão construídos espaços culturais.

Ao discursar, o vice-governador José Eliton sublinhou que o Itego Labibe Faiad é uma “obra fenomenal”, fruto do trabalho e da perseverança dos catalanos. O catalano e superintendente de Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento, Mauro Faiad, disse que o espaço será “um novo Basileu França aqui em nossa cidade”.

O prefeito Jardel Sebba considerou a inauguração um marco na história de Catalão, porque combina num mesmo espaço arte, cultura e tecnologia. Na agenda administrativa, Jardel reivindicou ao governador apoio do governo do Estado para recapeamento da malha viária urbana da cidade. “Está autorizado”, respondeu Marconi, que também anunciou uma nova licitação para a construção do ginásio de esportes.

Além do governador, do vice-governador, das respectivas primeiras-damas, prestigiaram a solenidade o deputado estadual Gustavo Sebba, secretários municipais, professores, alunos e autoridades locais e regionais. A solenidade lotou as dependências do Instituto Labibe Faiad, que se consolida com um dos principais espaços culturais do interior do Estado.

Fotos: Walter Alves

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias