Home / Cotidiano

COTIDIANO

Marconi participa do encerramento da Festa de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém

O governador Marconi Perillo participou, neste sábado (15), do encerramento da 267ª Festa em homenagem a Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, distrito de Niquelândia (Norte de Goiás, distante 307 km de Goiânia). Marconi assistiu à missa que encerrou a festa, ao lado vice-governador José Eliton, do prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira (PMDB), e da primeira-dama do município, Ivanilde Teixeira.

Realizada no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, a celebração foi ministrada pelo Bispo Dom Messias dos Reis, da Diocese de Uruaçu. Assíduo da festa – e da missa de encerramento – há muitos anos, Marconi participou da liturgia em que dom Messias pregou sobre uma passagem do Livro do Apocalipse que narra a volta de Jesus. “A Igreja somos nós. A igreja é responsável pelo projeto de Jesus, que é combater toda a espécie do mal”, ministrou dom Messias para os mais de 25 mil presentes.

Marconi Perillo Muquem (23)

Em romaria, milhares de devotos percorreram a pé os quase 50 quilômetros entre Niquelândia e o distrito de Muquém, pela GO-237, cuja restauração foi recém-inaugurada pelo governador Marconi Perillo. Um ponto de apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) na rodovia dá assistência aos fiéis, com água, lanche e atendimento médico. Morador de Aparecida de Goiânia, o técnico em Enfermagem Lino Cortez Lima trouxe mulher e filho para a festa. Ele disse estar satisfeito com a segurança que a recuperação da GO-237 proporcionou aos motoristas. “Há mais ou menos seis anos que venho a Muquém. A rodovia melhorou 100%. Tá bem sinalizada. Se acontecer algum imprevisto é negligência da pessoa”, observou.

Em entrevista coletiva, Marconi Perillo falou da devoção que ele e sua família tem há várias décadas a Nossa Senhora D’Abadia. “O povo goiano é um povo de muita fé. Eu venho aqui há mais de 30 anos. Minha mulher vem aqui desde criança. Somos romeiros de Nossa Senhora D’Abadia, somos romeiros marianos, e todo ano a gente vem para agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelas bênçãos concedidas, pelas preces que fizemos e foram alcançadas, e ao mesmo tempo para renovar nossa fé, para pedir a Deus proteção, sabedoria, e principalmente pedir a Nossa Senhora que olhe pelas pessoas mais necessitadas, pelas pessoas carentes do nosso Estado e do nosso Brasil.”

O Bispo Dom Messias falou da fé que move os romeiros que para lá se deslocam: “A fé em Nossa Senhora, a devoção e a religiosidade popular fazem parte do povo brasileiro em si, porque é através dessa religiosidade, de rezas, cânticos que o povo se fortalece. Tudo isso faz parte da cultura religiosa das pessoas e ajuda, sem dúvida, no encontro com o Senhor.”

Para o prefeito Luiz Teixeira, segundo o qual mais de 400 mil pessoas passaram pela festa entre os dias 5 e 15 de agosto, parte do sucesso do evento pode ser creditada à parceria entre o governo e a prefeitura. “A festa é a segunda maior romaria mariana do Brasil. E, cada ano que passa, graças à organização da Diocese, do reitor do Santuário, o apoio do município e do governo do Estado, ela melhora na infraestrutura e consequentemente no número de fiéis. Aqui as pessoas vêm, renovam a sua fé, fazem um reencontro com sua vida, com a família”, avaliou.

Estavam entre os presentes na missa de encerramento os secretários estaduais Thiago Peixoto (Segplan) e Vilmar Rocha (Secima); Coronel Adailton (Chefe do Gabinete Militar da Governadoria); senador Ronaldo Caiado; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hélio de Sousa; e também o deputado estadual José Antônio e federal, Pedro Chaves.

Marconi Perillo Muquem (5)

Fotos: Mantovani Fernandes

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias