Home / Cotidiano

COTIDIANO

Professores da rede estadual suspendem greve

Beto Silva

Com críticas ao governo de Goiás, os professores realizaram ontem assembleia geral e finalizaram a greve iniciada no dia 13 de maio. Os trabalhadores reivindicam quatro pontos emergenciais: pagamento do piso salarial dos professores, de acordo com a Lei 11.738/08; pagamento da data-base dos administrativos; pagamento dos salários dentro do mês trabalhado e realização de concurso público. O grupo disse que volta às aulas para evitar que ocorra comprometido do ano letivo. A Justiça de Goiás decidiu favorável à greve dos professores goianos.

Reunidos em assembleia geral na manhã de ontem, eles decidiriam pelo retorno dos professores e servidores administrativos da rede estadual de Educação, mas podem reiniciar o movimento caso não exista diálogo.

“O fim da greve não significa o fim da luta, pelo contrário, não abrimos mão de conversar com o governador Marconi Perillo para discutirmos a nossa pauta, principalmente dos servidores administrativos, que não tiveram nenhuma proposta”, afirmou a presidenta do Sintego, Bia de Lima.

A greve dos professores ocorreu em momento que o governo de Goiás apresenta propostas polêmicas para a educação, caso da militarização das unidades e da implantação de OS, entidades privadas, para comandar o ensino público.

Conforme os professores, dos quatro pontos apresentados, o governo começou a pagar o Piso com o reajuste de 13,01%, em julho. Todavia, dizem os professores, o pagamento ocorre mas em desacordo com a legislação. Os docentes PIII e PIV só receberão a partir de maio, e ainda por cima, em 10 parcelas, a partir deste mês.

Os professores chamam de “calote” o pagamento, pois as perdas para os professores PIII chegariam a R$ 2.827,92 e para os PIV, a R$ 3.188,48, não incluindo os ganhos individuais. Os professores acreditam que concurso público, uma das exigências dos grevistas, não deve ocorrer nos próximos anos.

Em todo o Estado, estão matriculados 560 mil alunos em classes do Ensino Fundamental (segunda fase) e do ensino médio. O segundo semestre letivo terminará no dia 18 de dezembro de 2015, quando serão completados 95 dias letivos. A Secretaria de Educação de Goiás ainda não informou o cronograma da reposição das aulas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias