Home / Cidades

CIDADES

Estudantes são presos por homofobia, em Goiânia

Dois estudantes de Educação Física foram presos na manhã desta quarta-feira (17/7) suspeitos de praticar homofobia, que desde o último dia 13 de junho se enquadra no crime de racismo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após agredir um jovem,

Dois estudantes de Educação Física foram presos na manhã desta quarta-feira (17/7) suspeitos de praticar homofobia, que desde o último dia 13 de junho se enquadra no crime de racismo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após agredir um jovem, de 24 anos, no dia 6 do mês corrente, em uma rua do Setor Bueno, em Goiânia. Imagens de câmeras de segurança da região registraram o momento que ele apanha dos rapazes.

A vítima procurou à polícia e denunciou que foi agredida por ser homossexual. No registro do Boletim de Ocorrência (B.O) o rapaz contou que foi xingado e agredido por três pessoas, e que dois deles correram atrás dele na rua.

Nas imagens é possível ver que o rapaz caminha sozinho e quando ele é abordado por dois suspeitos. Na sequência um dos indivíduos começa a dar vários socos no rosto da vítima, que para fugir das agressões corre e é perseguido pelos agressores.

Em seu depoimento à polícia, o rapaz contou que antes dos socos, um terceiro envolvido que não aparece nas imagens jogou um copo de vidro no seu rosto e contou que não conhecida nenhum dos suspeitos do crime. O caso foi registrado pelo delegado Carlos Caetano Júnior do 4ª Departamento de Polícia (DP) de Goiânia.

O jovem disse ainda aos policiais que o terceiro envolvido, que jogou um copo de vidro em seu rosto, afirmou que a vítima merecia morrer. Em entrevista à um jornal local, o delegado do caso informou que registrou a ocorrência inicialmente como injúria e lesão corporal, mas vai ser mudado pois se enquadra na Lei de Racismo.

STF determinou que homofobia e Transfobia seja enquadrados como crime de Racismo

No dia 13 de junho deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) por 8 votos a favor e 3 contra tornou a homofobia e a transfobia em crime qualificado como racismo. A decisão do STF, entendeu que a prática pode ser qualificada dessa maneira para quem tiver condutas dicriminatórias homofóbicas e transfóbicas, contra homossexuais, transexuais, heterosexuais e que sejam identificados pelo agressor como Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBTs).

*Com informações do G1