Home / Cidades

CIDADES

Hugo avança em prevenção e segurança com paciente

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), é uma das 1020 unidades do projeto ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. A intenção da iniciativa do Ministério da Saúde, é fazer com que o risco de infecções em Uni

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), é uma das 1020 unidades do projeto ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. A intenção da iniciativa do Ministério da Saúde, é fazer com que o risco de infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) seja reduzido de forma drástica, para diminuir o período de internação, além de impedir que o quadro de saúde se agrave.

O Hugo tem, hoje, procedimentos realizados de forma criteriosa, para evitar infecções hospitalares em UTIs. “Um dos maiores riscos é o de infecção cruzada, quando é passada de um paciente por outro, e o hospital, através dos funcionários, tem um sistemático protocolo, para evitar esse tipo de situação”, esclarece a coordenadora da UTI-1 Aline Vaz da Costa.

Uma das ferramentas do programa de prevenção no Hugo são as reuniões com os grupos de trabalho interno das UTIs. “Sabemos que o ambiente hospitalar deve ter o alto controle de infecções, e o nosso objetivo é justamente impedir a proliferação. Com isso, nossos pacientes tendem a passar menor período internados, além de evitar que o motivo para o qual dão entrada no hospital seja agravado”, revela Aline Vaz.

O projeto colaborativo é do Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Serviço Único de Saúde (PROADI-SUS). Na prática, a intenção é captar ideias de todas as pessoas que trabalham dentro das UTI’s, para achar uma solução que cumpra as regras de prevenção previstas na metodologia do Institute for Healthcare Improvement.