Home / Cidades

CIDADES

HEJA capacita servidores

Por Hélmiton PrateadoO Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) promoveu um ciclo de capacitação para colaboradores sobre “atuação da enfermagem na hemotransfusão”, visando aprimoramento profissional dos profissionais e melhor atendiment

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) promoveu um ciclo de capacitação para colaboradores sobre “atuação da enfermagem na hemotransfusão”, visando aprimoramento profissional dos profissionais e melhor atendimento na unidade. A capacitação foi ministrada pelo biomédico Henrique da Silva Sousa e teve como público prioritário profissionais de enfermagem.

A unidade de Jaraguá atende pacientes da cidade e de toda a Região do Vale do São Patrício e é gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), uma Organização Social que faz a gestão de outras unidades em Goiás e Amapá. Para a direção do hospital o importante é manter um programa continuado de capacitação profissional para que isso se traduza em melhor atendimento para a população.

“Tratamos principalmente da atuação da enfermagem nesse procedimento, abordando desde a legislação que regula esses serviços, bem como o ato transfusional e suas etapas, a pré transfusional e a etapa posterior. Abordamos com os profissionais sobre um assunto muito importante que são as reações imediatas em um processo de hemotransfusão e o que se sucede nessa sequência”, explicou.

A padronização e uniformização de ações nesse tipo de procedimento em uma unidade é fator de grande importância, segundo o biomédico. “Precisamos garantir que todos sigam em uma mesma direção nos procedimentos visando a melhor eficácia e maior resultado”.

Para o diretor-geral do HEJA, André Franco Ribeiro, a capacitação continuada é meta da administração e que outras áreas vão receber a mesma atenção. “Nossos profissionais precisam ter um grau de excelência nos serviços para podermos entregar a melhor saúde para nossa população”, frisa. Foram 16 participantes do ciclo de capacitação e todos elogiaram a exposição do profissional.

A enfermeira Jaqueline Braga, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar também ministrou treinamento sobre paramentação nos procedimentos de enfrentamento ao Covid-19.