Home / Cidades

CIDADES

Enade 2019: DF tem 11 cursos com conceito máximo no Enade; 10 são da UnB

Nesta terça-feira (20/10), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. No Distrito Federal, apenas 11, dos 150 cursos avaliados, o

Nesta terça-feira (20/10), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. No Distrito Federal, apenas 11, dos 150 cursos avaliados, obtiveram a nota máxima.

Entre as 21 instituições de ensino superior do DF que foram avalidas apenas a Universidade de Brasília (UnB) e a Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS) tiveram cursos com a nota máxima. Sendo que, entre os 11 cursos que obtiveram nota 5 no exame, 10 deles são da UnB, reforaçando a posição da instituição como uma das melhores do país.

As graduações que gabaritaram o teste na universidade foram o de arquitetura e urbanismo, tanto as turmas do turno integral quanto do noturno, enfermagem, engenharias ambiental, civil, de produção e mecânica, além de farmácia, nutrição e odontologia. Pela ESCS, enfermagem também obteve o conceito máximo.

Já no cenário nacional, dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima no Conceito Enade, 67% são de universidades federais. Em que no geral, o desempenho dos estudantes de instituições públicas foi superior ao de alunos de universidades e faculdades particulares.

Do total 1.426 instituições federais de ensino, 23,9% receberam conceito 5. Enquanto entre as 6.360 universidades privadas, apenas 1,4% obtiveram a avaliação máxima.

O Enade

O Enade é uma avaliação que tem o objetivo de medir o desempenho dos estudantes do ensino superior, em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O teste compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2014.

O exame tem ao todo 40 questões, em que tem 23 áreas de conhecimento avalidas a nível de bacharel e licenciado, e seis para cursos superiores de tecnologia, totalizando 29 cursos de nível superior.

O Enade é composto por duas partes: formação geral e componente específico. O componente específico, que conta com 30 questões, equivale a 75% da nota do exame, que varia de 0 a 5. Sendo assim, a nota atribuída às instituições de ensino superior é a soma das médias ponderadas obtidas por seus alunos tanto nos componentes específicos quanto na formação geral.