Home / Cidades

CIDADES

Cabo do Corpo de Bombeiros de Goiás é denunciado por abuso sexual

Um cabo do Corpo de Bombeiros de Goiás passou a ser investigado pela corregedoria militar, após um soldado denunciar abusos sexuais praticados pelo seu superior herárquico. Os crimes teriam sido praticados dentro do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares,

Um cabo do Corpo de Bombeiros de Goiás passou a ser investigado pela corregedoria militar, após um soldado denunciar abusos sexuais praticados pelo seu superior herárquico. Os crimes teriam sido praticados dentro do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares, em Goiânia. O caso também será apurado pelo Ministério Publico de Goiás (MP-GO).

Os abusos, segundo o soldado, começaram em setembro de 2019, em seu primeiro dia de serviço no 8° BBM. Na ocasião relatada por ele, o cabo teria feito o que chamava de "batismo de chegada", que na prática foi retirar as calças da vítima e morder suas nádegas. Os relatos estão presentes em um memorando interno do último 10 de dezembro.

De acordo com a vítima, os abusos ocorreram até março deste ano. Eles só teriam cessado por conta da pandemia do coronavírus (SARS-CoV2), que acabou mudando os plantões dos Bombeiros. Assim, vítima e assediador passaram a trabalhar em horários diferentes. No entanto, com a retomada do efetivo de militares no dia 7 de dezembro, os abusos teriam voltado a ocorrer.

Entre as opressões verbais que sofria, o cabo teria se referido ao soldado com as seguintes frases: “vou te estuprar”, “meu sonho é te comer”, “vou tirar sua virgindade de trás” e “vou gozar nesses seus óculos”. Parte das agressões foram registradas em áudios, anexados na denúncia, que é considerada sigilosa.

O soldado ainda narra, que os assédios voltaram com ainda mais força em dezembro, quando teve de retornar a conviver com o cabo. O assediador teria espalhado imagens das redes sociais da vítima com outros militares e afirmações como: “magrelo sem camisa” e “me masturbo todo dia olhando suas fotos e vídeos”.

A situação foi o estopim para a vítima. “Daí então eu decidi que não aceitaria mais isso e que denunciaria para que isso não se repetisse mais comigo e nem com meus outros colegas que já foram constrangidos pelo mesmo, mas nunca fizeram nada”, diz o soldado em trecho do memorando.

O cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) denunciado por assédio moral e sexual foi afastado das funções pela corporação. Foram abertos um Inquérito Policial Militar (IPM), para apurar indícios de crime militar, e um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), por haver indícios de transgressão disciplinar.