Home / Cultura

CULTURA

Altamir Mendonça um “prefeito pidão”

UBIRAJARA GALLI ([email protected])

Nesse domingo passado, eu e Lena, minha esposa, acompanhando o ex-governador de Goiás Ary Valadão, sua esposa dona Maria Valadão e a filha do casal, Liliam Valadão, estivemos em Pirenópolis, para encontrarmos com o meu biografado Altamir Mendonça, ex-prefeito do município (1977/1982), onde a marca do governo municipalista de Valadão foi bastante acentuado com inúmeras obras.

Bem-recebidos por Altamir Mendonça, sua esposa Norma, filha do casal, Janaína, pelos vereadores, Marcelo Louredo da Cunha, Edmundo Divino Siqueira e Joacy José Figueiredo e tantas outras pessoas da comunidade, saímos pela cidade para relembrar e visitar essas obras.

Essa parceria administrativa possibilitou, abriu portas, à infraestrutura que Pirenópolis precisava para que se transformasse, no que é hoje, polo turístico tão procurado. Entre essas importantes obras está a pavimentação da GO-431, e da forma “especial” como foi conquistada, é tema de abordagem na biografia de Ary Valadão que estou escrevendo, e é claro, onde dona Maria Valadão, ocupa destacado lugar.

Altamir Mendonça, pelas suas inúmeras visitas ao Palácio das Esmeraldas, em busca de benefícios para Pirenópolis, era tratado por Ary Valadão de “prefeito pidão”.

Quando foi pedir o asfaltamento da GO-431, localizada na BR-153, entre Anápolis e Jaraguá, ponderou Ary Valadão que aquela estrada não teria um fluxo de carros, de utilização, capazes de justificar a obra.

Altamir, por sua vez, disse que essa estrada demandava a uma região muito produtora do município de Pirenópolis, que muitos os fazendeiros a utilizavam, que seu movimento era intenso, além do que a sua pavimentação iria estimular o afluxo do turismo de entretenimento e de negócios com o município.

Na verdade, a estrada era muito pouco utilizada, somente de vez em quando, passava por ela um automóvel, um caminhão e raros ônibus.

Então, Ary Valadão, combinou com o Altamir, que ele enviaria um técnico Dergo (atual Agetop) para fazer uma avaliação da densidade de trânsito na rodovia e se fosse constatado esse fluxo de veículos faria o seu asfaltamento.

No dia anterior em que foi acertada a ida do técnico para fazer esse levantamento do trânsito, Altamir já havia andado por meia Pirenópolis, combinando com correligionários, parentes, amigos, fazendeiros da região, para que colocassem seus carros de passeio, utilitários, caminhões, motos, tudo que tivesse duas ou quatro rodas para transitarem pela estrada. Era preciso “mostrar” que estrada era muito, mas “muito mesmo” utilizada pela população urbana e rural. Teve gente que fez esse percurso mais de duas vezes.

Surpreso com a estatística de trânsito apresentada pelo técnico que fez esse levantamento de uso da GO-431, Ary Valadão, chamou Altamir Mendonça, ao Palácio das Esmeraldas.

— Altamir de onde é que você tirou esse movimento todo nessa estrada?

— Eu não falei para o senhor governador que essa estrada era por demais utilizada. Sabia que o senhor iria ficar surpreso com a sua densidade de trânsito. Por isso é que pedi a sua pavimentação.

Trato combinado, trato cumprido. A estrada foi asfaltada.

Só que Ary Valadão nunca soube desse empenho do Altamir Mendonça, para “milagrosamente” fazer tão movimentada a GO-431, de uma hora para outra. Somente agora, nesse nosso encontro, ao sermos recepcionados na Pousada Rancho do Ralf, motivado Altamir por conta de uns cutucões que dei nele para que falasse a verdade sobre a “multiplicação de veículos” que acabaram convencendo Ary Valadão do inexistente fluxo, é que Altamir revelou a sua trama para conseguir o asfalto.

Depois de ouvir a narrativa de Altamir Mendonça que ocasionou o intento da “multiplicação de veículos”, ao rito de risadas, Valadão, falou:

É assim mesmo, Altamir, para conseguir a usina hidrelétrica de Anicuns, no meu primeiro mandado de prefeito, também exagerei com o presidente JK. Ao solicitá-la, o presidente me perguntou:

— Quantos Km² têm o seu município?

— 2.750.

— Município bom, hem, prefeito!

— Quantos habitantes têm o seu município?!

— 35 mil.

— Muita gente, hein, prefeito?!

Na verdade, Altamir, segundo o censo do IBGE de 1950, Anicuns minha terra natal, tinha praticamente a metade de Km² e de habitantes. Às vezes, certos exageros valem à pena, são justiçáveis, em busca do bem comum. Finalizou o ex-governador Ary Valadão, que agora em 2015, completa 97 anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias