Home / Cultura

CULTURA

Educação no picadeiro

Da Redação 

De hoje até o próximo domingo (29), o Circo Lahetô comemora o Dia do Teatro e do Circo, com a estreia de um espetáculo questionador. Trata-se da montagem Que Paideia é Essa Sem Filosofia? (Educação em Preto e Branco). Com intuito de divertir, mas também discutir a qualidade do ensino brasileiro, a peça será encenada no Parque das Crianças, no Jardim Goiás.

A montagem tem direção e atuação do palhaço e educador Maneco Maracá. Em cena, o artista divide o palco com trapezistas, malabaristas,, acrobatas, bambolistas, palhaços e músicos.

Mas, apesar do clima constante de festa, o objetivo da montagem é alcançar ainda concretos objetivos. O principal deles é refletir sobre o papel da educação na formação de crianças e jovens e a importância do professor na difícil, porém prazerosa, tarefa de ensinar.

Para tal, Maneco Maracá se preocupou em trazer embasamento histórico ao picadeiro, quando leva as discussões desde os primórdios, ao retroagir ao século IVa.C, em busca do conceito básico da educação desenvolvida pelos gregos através da Paideia, e seus desdobramentos.

Dessa forma, estão no palco discussões sobre relações de poder e responsabilidade, teorias e consequências da falta de comprometimento, onde a educação é sempre o centro. “O espetáculo provoca vários questionamentos, entre eles, o papel da escola. Será que ela cumpre a sua função de formar e transformar? Os espaços escolares, que deveriam ser lúdicos e acolhedores, têm esse propósito? Os estudantes transformam-se em seres pensantes e críticos, ou simplesmente alienam-se ao sistema?”, explica Maneco Maracá.

Serviço

Quando: Hoje e amanhã, às 20h30, domingo, às 18h30

Onde: Circo Lahetô no Parque das Crianças (Avenida H, s/n – Jardim Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada)

Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Informação: (62) 3281-3301

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias