Home / Cultura

CULTURA

Novidade na cena reggae

Diogo Teixeira, Da editoria DMRevista

Quem for à Pedreira Bela Vista, na noite de hoje, vai poder curtir uma balada com uma proposta bem diferente dos eventos que costumam acontecer na capital goiana. A primeira edição do festival Reggae na Pedreira traz atrações de renome nacional, como a banda que completa 17 anos de estrada em 2015, Planta e Raiz, e também todo o sucesso dos cariocas da Onze:20.

Mas não para por aí! Vai rolar muito som madrugada adentro com os DJ´s Daniel de Mello, Alan Honorato e Best Enemy (BSB), para agradar ao público que também gosta de música eletrônica. A abertura do evento fica por conta do reggae diferenciado dos goianos Ras Romeu e Ras Sound System, a partir das 22 horas.

O evento irá contar com uma área chamada SlackPoint, um espaço dentro do camarote reservado para a diversão e prática desse esporte que virou uma febre. Para os que têm vontade de praticar ou aprender, essa é a hora, pois o espaço disponibiliza 10 instrutores que darão todo apoio pra quem tem vontade de se arriscar na fita.

Atrações

A banda Planta e Raiz irá apresentar seus maiores sucessos do último DVD, trabalho lançado em 2013, intitulado 15 anos ao Vivo. Os paulistas também irão apresentar faixas do oitavo CD que também foi lançado no mesmo ano do DVD, o CD duplo Bora Viver e De Sol a Sol, produzido por Zeider, Samambaia e Franja no estúdio da própria banda, em São Paulo. Os fãs vão poder curtir hits como De Sol a Sol, Um Novo Amanhecer, Bora Viver, entre outros grandes sucessos.

A banda é formada por Zeider Pires (vocal), Samambaia (contrabaixo), Fernandinho (guitarra e segunda voz) e Juliano Hodapp (bateria).

A banda Onze:20 irá se apresentar pela primeira vez em Goiânia com uma mistura de roots, rock e reggae, trazendo o novo álbum Vida Loka.

Formada em 2006, a Onze:20 tem em sua formação o vocalista Vitor Hugo, Fábio Mendes (bateria), Marlos Vinícius (baixo), Chris Baumgratz e Fabio Barroso (guitarra) e Athos (teclado). Eles já emplacaram diversos hits nas rádios, novelas e concorreram em diversas categorias no Prêmio Multishow.

ENTREVISTA COM OS CANTORES ZEIDER PIRES (VOCALISTA DO PLANTA E RAIZ) E VITOR HUGO (VOCALISTA DO ONZE:20)

DMRevista – Qual a expectativa para o show em Goiânia?

Zeider Pires – É sempre uma alegria enorme poder levar nosso som pro pessoal daí, já estivemos aí uma porção de vezes e cada vez é uma vibe diferente, melhor, mais animada, é bom saber que estamos de volta.

Vitor Hugo – A melhor possível. Estamos ansiosos pra tocar pra galera de Goiânia, nunca estivemos aí e pelo que eu já ouvi falar da cidade tenho certeza que a energia será a mais positiva e vamos fazer um show especial pra vocês.

DMRevista – O que o público pode esperar dessa apresentação?

Zeider Pires – Reggae no ar e paz na alma, essa é a nossa mensagem, estamos nesse caminho há 17 anos tentando dividir experiências, somar aprendizados e evoluir, quem for na Pedreira Bela Vista no sábado com certeza vai ter uma noite de muita alegria pois é isso que vivemos.

Vitor Hugo – Muita música boa, positividade e alegria no coração porque o nosso som é esse e nosso ideal de vida também. Levar o bem por aí por meio da música.

DMRevista – Este ano vocês estão completando 17 anos de carreira. O que mudou no reggae brasileiro desde que o Planta e Raiz começou até os dias de hoje?

Zeider Pires – Muita coisa mudou no reggae brasileiro desde que a banda Planta e Raíz começou há 17 anos atrás, quando foi nosso primeiro show, as bandas se profissionalizaram na questão de qualidade musical, produção de disco, composição, harmonia e letra. Na questão da galera se unir e fazer música junto, abrir o leque, inserir novos assuntos, a mídia também entendeu esse recado e se abriu um pouco mais, vem se abrindo. O reggae como é um estilo musical novo, tanto no Brasil como no mundo, vem conquistando cada dia mais adeptos aqui, as mensagens chegando, letras em português, o reggae tá mudando, continua em plena mudança e sempre crescente.

DMRevista – Em 2013 vocês lançaram o DVD intitulado 15 Anos Ao Vivo. O que esse trabalho representa na carreira do Planta e Raiz? Falem mais sobre esse projeto.

Zeider Pires – O DVD 15 anos ao Vivo é um marco na nossa história, a gente não podia deixar passar batido um momento tão especial que celebra os 15 anos de uma estrada, uma correria e a gente fez o show exatamente no mesmo lugar onde a gente fez o nosso primeiro show, então foi realmente especial. Conseguimos reunir uma galera de sampa em agosto, inverno, uma tarde fria mas cheia de energia boa, foi alucinante e o resultado tá registrado.

DMRevista – Qual o balanço que vocês fazem desses 17 anos de carreira?

Zeider Pires – É muito bom ter a oportunidade de viver uma coisa assim intensamente e por muito tempo, que é o caso do Planta. São 17 anos praticamente na estrada dividindo os momentos entre a estrada e a família, entre o aprendizado profissional e a vida pessoal, é uma vida muito intensa. Desses 17 anos só evolução, viver de música no Brasil não é fácil, mas aí a gente vê qual que é a do artista né?! O artista é o cara que faz de tudo pela arte, pra arte dele acontecer, fluir, pro ideal chegar em alguém isso que é o artista verdadeiro, o cara que persevera na sua arte. Então a gente vê isso aí essa evolução nessa perseverança, muitas metas atingidas, a gente realizou muitos sonhos de tocar no Brasil inteiro, de tocar pelo mundo, nos lugares mais distantes do planeta que são o Japão e Austrália, então é muita vivência boa, muito aprendizado, mas com certeza muita coisa ainda para realizar, muita coisa a gente aprendeu e tá colocando em prática agora e vai ser assim pra sempre. Sensação de gratidão por essa vida maravilhoso e poder levar alegria pro povo e poder sustentar a família e viver de música é maravilhoso!

DMRevista – Como está o mercado do reggae no Brasil atualmente? Quais são os principais desafios para se manter no sucesso?

Zeider Pires – Acho que o mercado do reggae tá bom pra caramba hoje em dia, pelo fato da gente ver várias bandas se firmando no cenário como Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Chimarruts, Armandinho, Cidade Negra é a galera que já tá firme e bandas se firmando vindo com força total como Maneva, Mato Seco, Cidade Verde, muita gente boa representando o reggae, Marina Peralta de Campo Grande, a cena do reggae tá muito bem representada. Galera se profissionalizando, shows com qualidade, a galera indo assistir, a cena tá muito boa e vai ficar melhor. O principal desafio é superar a expectativa do público, manter o seu público e multiplicar, pra isso você tem que estar sempre antenado, ouvindo muita música, buscar sempre a sua identidade que foi o que te consagrou na música e assim eu encaro esse desafio de um disco novo, uma nova turnê, uma nova canção como se o fosse o princípio, então você tem que buscar a paixão pela vida, pela música, por tudo.

DMRevista – Quais são os projetos profissionais da banda para os próximos meses?

Zeider Pires – A gente tá finalizando um EP que gravamos agora no primeiro semestre de 2015 com seis músicas e desse EP a gente vai trabalhar algumas, tem uns hits e a gente tá com um single na mão, uma música que é uma parceria com o Champignon, que ele fez há uns quatro anos atrás, então a gente tá amarradão, porque a gente tá com a voz dele, os violões que ele gravou, então a gente fez essa fusão tá sensacional essa música, toda a renda os autores vão reverter para as filhas dele que estão aí precisando de força. E falar de amor, paz, Deus, alegria, união, provavelmente a gente grave um DVD no fim do ano, ao vivo mais uma vez, com todas as canções que a gente já lançou e outras inéditas, fazendo música pra caramba.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias