Home / Cultura

CULTURA

  O apelo de Clarice Dias

Da Redação

A atriz Clarice Dias reencena hoje, às 10h, no Centro de Valorização à Mulher (Cevam), uma peça que estreou há mais 30 anos. Mas tem o poder de continuar atual. Trata-se de Kirieleison, um monólogo inspirado em grandes clássicos da literatura, como Cora Coralina, Castro Alves e Brecht. A produção do texto alerta sobre as mazelas de um mundo atordoado.

“É um chamado de mudança diante de uma catástrofe social, ecológica e humanitária. Denuncia o assassinato de crianças e mulheres. O genocídio e femicídio dramática do cotidiano”, explica Clarice Dias.

A espetáculo, que teve como consultor e pesquisador Hugo Zorzetti, traz a abertura chamada Tragédia e Ressurreição Brasileira, que foi inspirada em textos de Cora Coralina e Castro Alves.

Ainda dividido em duas partes, a primeira delas traz reflexões através de histórias do povo e notícias de jornais recolhidas por Clarisse Dias. É ainda inspirado no poema A Tabacaria, de Fernando Pessoa.

“O poema mostra a desmistificação e desprezo total pela metafísica que, ironicamente, para ele, é uma condição de se estar mal disposto, em favor da simplicidade do cotidiano, da conquista da verdadeira felicidade interior”, argumenta Clarice.

Já a segunda parte do espetáculo surgiu após a atriz assistir na Paraço de Touros, em Madrid, uma tourada, é inspirada em Garcia Lorca. “A trajetória de Lorquiana que vamos percorrer é uma viagem cênica-teatral de alegria trágica nostalgia alma espanhola”, explica Clarice.

Já a terceira e última parte do texto chama-se “Monólogo da Noiva”, que, de maneira trágica, rótica e romântica, denuncia a castração sexual da mulher, dramas familiares silenciosos e sociais”, diz Clarice.

A atriz

A trajetória artística de Clarice é intensa. Estreou no teatro Goiânia com a peça O Anúncio Feito a Maria, e não parou mais. Estudou com Olavo Bilac em 1964, no Rio de Janeiro. E em 1982 foi considerada uma das maiores intérpretes de Garcia Lorca. Em 2002 participou do filme As Tranças de Maria, baseada em um conto de Cora Coralina. Participou ainda de filmes como Mañana C’est Carnaval, Lembranças Esquecidas, entre vários outros.

raiana - nota  credito -LayzaVasconcelos

Kirieleison

Quando: Hoje, às  10h

Onde: Centro de Valorização à Mulher - Cevam (Rua SNF 2, 1 - Setor Norte Ferroviário II)

Informações: (62) 3524-9000

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias