Home / Cultura

CULTURA

  Baila com eles

Rariana Pinheiro, Da editoria DMRevista

Dias de passos, movimentos expressivos, criativos e ousados vindos de bailarinos do Brasil e do mundo. Além de muita interação e intensa troca de conhecimentos. É isto o que promete mais uma edição da Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea. O festival, que é organizado pelos goianos famosos da Quasar Cia de Dança, começou ontem e seguirá até o dia 10 de maio. Sua programação irá se dividir entre o Teatro Goiânia e Espaço Quasar.

Se despontando como um dos mais importantes festivais de dança contemporânea do Brasil, os espetáculos das sete companhias que participam da mostra só poderão, de fato, ser contemplados a partir da próxima semana (veja programação abaixo). No entanto, outro destaque importante da programação acontece desde ontem: as oficinas.

Serão oferecidos três minicursos e o primeiro deles já começou. Trata-se da oficina de videodança A Câmera e O Movimento, ministrada pela artista visual colombiana Sofía Orihuela. Nela, profissionais, estudantes ou interessados poderão obter conhecimentos sobre performances, sob a ótica de vídeo e da fotografia. Mas, a má notícia é que as inscrições para esta oficina já se encerraram.

Porém, ainda há oportunidades de aprender – pelo menos para bailarinos com nível intermediário e avançado. Permanecem abertas – mas apenas até hoje –, as inscrições para as oficinas de Dança Contemporânea e Dança de Salão sob a Visão Contemporânea.

A primeira será ministrada pelo coreógrafo e diretor artístico do espetáculo sul-coreano Modern Table Jae Duk Kim. O curso acontecerá no próximo domingo (3) de maio, das 10h às 12h no Espaço Quasar, e tem como foco a consciência corporal e concentração.

A outra oficina também voltada para profissionais da dança e que também possui suas inscrições abertas até hoje, a Dança de Salão sob a Visão Contemporânea, acontecerá no dia 10 de maio, das 10h às 12h, no Espaço Quasar. Seu coordenador responsável é Jomar Mesquita, professor, coreógrafo e bailarino, dirigente da Associação Cultural Mimulus, da Mimulus Cia. de Dança e da Mimulus Escola de Dança. Este curso propõe uma familiarização com a linguagem da companhia, ainda que não se tenha conhecimento técnico das danças de salão.

No palco

Todo tempo de espera para os espetáculos será devidamente recompensado, pois as sete companhias deverão hipnotizar o público com performances, que além de muita técnica, esbajam originalidade. Quem abrirá as cortinas da mostra, pela primeira vez, será a companhia sul-coreana Contemporary Dance Company, que apresentará no Teatro Goiânia o espetáculo Darkness Poomba.

Esta montagem, que tem cara de show de rock – pois as canções são interpretadas ao vivo –, os bailarinos constroem um jogo dinâmico, que explora a diversidade temporal do movimento, surpreendendo o espectador pela força da plasticidade do trabalho corporal.

A mostra contará ainda com a apresentação da companhia da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Rio Grande do Norte; da companhia de dança do bailarino mineiro João Paulo Gross; o grupo de Edson Beserra e seu Composto de Ideias, do Distrito Federal; e os mineiros da Mimulus Cia. de Dança e Grupo de Dança 1º Ato.

E, os goianos prometem não fazer feio durante a mostra. Representados pela anfitriã, a Quasar Cia. De Dança, o público poderá se sentir orgulhoso, na reapresentação da mais recente montagem do grupo local: Sobre Isso Meu, Corpo Não Cansa. Este espetáculo estreou ano passado em São Paulo e é emblemático, pois marca os 50 anos de idade do grupo, além da 26º coreografia dirigida por Henrique Rodovalho.

Nesta performace o respeitado coreógrafo optou por, além dos costumeiros movimentos intensos, também passos suaves, para que o grupo dance com propriedade as emoções contraditórias do amor. E, as vozes também contemporâneas de Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz e Clarice Falcão, é que embalam os bailarinos da companhia.

Na rota nacional

Segundo a diretora geral do Paralelo 16, Vera Bicalho – que também é diretora da Quasar – a mostra tem a intenção de colocar Goiânia, na rota de importantes companhias nacionais e internacionais. “Eventos como este gera uma grande movimentação no cenário cultural de toda a região Centro-Oeste. Além de promover o intercâmbio artístico entre diferentes Estados. O objetivo é a própria divulgação da dança como linguagem artística, voltada sempre para a formação de público e fomento aos trabalhos dos profissionais de arte”, argumenta.

História

Foi em agosto de 2005, que a Paralelo 16 chegava pela primeira vez em Goiânia. E, se tornou a primeira mostra não competitiva, que trazia para a Capital nomes de destaque da dança contemporânea brasileira. Em sua estreia ocupou os palcos do Teatro Goiânia e do Centro Cultural Martim Cererê.

A edição seguinte aconteceu em 2009 e até então tem feito parte anualmente da cena cultural goianiense – com exceção de 2011, que aconteceu em Brasília. Audaciosa, o evento já recebeu importantes nomes do cenário nacional e também internacional. Já passaram por aqui, por exemplo, os suíços da Compagnie Linga e os espanhóis da La Intruza Danza.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA PARALELO 16:

ESPETÁCULOS

5 de maio

Darkness Poomba

Modern Table Contemporary Dance Company (Coreia)

6 de maio

Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa

Quasar Cia. de Dança (GO)

7 de maio

Rio Cor de Rosa

Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN)

O Crivo

João Paulo Gross (GO)

8 de maio

Vinil de Asfalto

Edson Beserra e seu Composto de Ideias  (BSB)

9 de maio

Pretérito Imperfeito

Mimulus Cia. de Dança (MG)

10 de maio

InstHabilidade

Grupo de Dança 1º Ato (MG)

Sempre às 20h no Teatro Goiânia

OFICINAS

A Câmera e o Movimento, com Sofia Orihuela

Data: até 3 de maio, das 9h às 12h

Inscrições encerradas

Dança Contemporânea II, com Jae Duk Kim (Modern Table)

Quando: 3 de maio (domingo), das 10h às 12h

Local: Espaço Quasar (Rua T-28, 717, Setor Bueno)

Inscrições: até hoje

Da Dança de Salão sob a Visão Contemporânea com: Jomar Mesquita (Mimulus Cia. de Dança)

Quando: 10 de maio (domingo), das 10h às 12h

Inscrições: até hoje

Local das oficinas: Espaço Quasar

Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea             

Quando: Até 10  de maio (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Rua 23 nº 252 - Centro ) e Espaço Quasar (Rua T-28, 717, Setor Bueno)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia-entrada)

Pontos de venda: Espaço Quasar (a partir de 27 de abril) / Teatro Goiânia (5 a 10 de maio)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias