Home / Política

POLÍTICA

Cidadania goiana para Lena Castello Branco

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial, ontem, para entrega de título de cidadania à piauiense Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, no Plenário Getulino Artiaga. A proposta da homenagem à professora radicada em Goiás há mais de 60 anos foi do deputado Lincoln Tejota (PSD).

Da tribuna, o deputado Lincoln Tejota destacou a importância histórica da professora Lena Castello Branco em nosso Estado, tendo contribuído grandemente com seus estudos, pesquisas e livros sobre nossa terra. O deputado apresentou um breve histórico da homenageada, que atualmente, aos 84 anos, é diretora da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e cronista semanal do jornal Diário da Manhã.

O parlamentar ressaltou, ainda, que a homenageada é escritora de livros importantes, como Arraial e o Coronel e Poder e Paixão - A Saga dos Caiado, que retrata importantes momentos da história goiana para além das fronteiras geográficas de Goiás. Membro da Academia Goiana de Letras e do Instituto Histórico de Goiás, "Lena ajudou a construir e a resgatar uma parcela da história goiana", afirmou o deputado.

A professora discursou no Plenário Getulino Artiaga e se disse honrada com a homenagem. "Confesso-me honrada e feliz pela comenda recebida. Cheguei em Goiás há 66 anos. Vir de mudança para Goiás não era minha pretensão, mas com as perspectivas de mudanças na região por conta da construção da linha férrea no Estado. Durante a viagem noturna rumo a Goiânia, chorei inconsolável dentro do trem", lembrou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias