Home / Cultura

CULTURA

Cultura Sound System invade Goiânia

Será realizado hoje, no Hipódromo da Lagoinha, a primeira edição do Festival Cerrado System. O evento reúne artistas e fãs do estilo sound system, uma movimentação artística e social que surgiu na Jamaica e tem grande influência na criação de gêneros musicais bastante populares hoje em dia, como o hip hop e a música eletrônica. Na programação, artistas de Goiânia, Anápolis e do Distrito Federal. Conversamos um pouco com o goiano Ras Romeu, idealizador do projeto musical Ras Romeu & Ras Sound System, uma das atrações de hoje.

O grupo surgiu em 2013, idealizado por Ras Romeu, que desde 2004 comandava os vocais da banda Rastacry. Junto com ele, o DJ Stilingue toma conta das pick-ups e Mr Cangaço faz efeitos sonoros e musicalização. Para Romeu, a grande tomada de espaço do Sound System foi um dos motivos que o fizeram aderir ao estilo. “O que me trouxe maior interesse foi a frequente onda de sound system que se espalhou no meio reggae por todo o mundo, devido principalmente à praticidade de produzir”, afirma.

O artista também comenta do crescimento da cena no Estado de Goiás, mesmo com a grande preferência já tradicional por outras cenas musicais. “Aqui em Goiás, especificamente em Goiânia, existe um movimento que ainda está em crescimento, mas já houve eventos com bastante público e a aceitação foi imensa.” Em outros lugares do País, já existe um apelo às origens do sound system. “Em outros estados já se faz como da forma original, são feitos eventos abertos, com público em áreas e espaços públicos, com intenção de diversão e informação”, afirma Romeu.

Ele ainda destaca as principais influências do Ras Romeu & Ras Sound System, que são formadas por artistas nacionais e internacionais. “De internacional curto Alborosie, Michael Rosie; Capleton; Sizlla… Da galera nacional, Cidade Verde, Dub Ataque, Jimmt Luv.” Quanto ao evento, Romeu promete música local e de qualidade. “O público irá conhecer mais um pouco do movimento de sistema de som, com grandes atrações de Brasília, Anápolis e Goiânia. Em relação ao nosso show, todos podem esperar muita energia, positividade e informação através da música reggae sound system.”

História

Wilton Teles, que é um admirador do gênero, diz que o sound system surgiu a partir de uma demanda popular. “O estilo veio com vendedores de discos que montavam aparelhos de som nas ruas para levar música e informação para a população que não tinha condições de adquirir equipamento e discos. Esses controladores do som eram chamados de selectas.” Com o tempo, o movimento começou a ganhar força, e os selectas passaram a colocar efeitos e distorções nas músicas, aumentando o baixo e alterando velocidades.

“Os donos da vitrola ou do sistema de som começaram a improvisar, depois surgiram os MCs, que colocavam algum tipo de letra ou alguma mensagem no freestyle mesmo, aí o gênero foi ficando mais característico”, afirma Wilton. Os donos do som passaram a tocar em festas e acabaram criando uma bagagem musical bastante extensa como DJs. Com a situação econômica instável e altos índices de pobreza na Jamaica, muitos desses DJs resolveram deixar o país, e passaram a tocar e demonstrar seu conhecimento e habilidades em várias partes do mundo.

Da troca de experiência desses DJs com os guetos norte-americanos, começou a se firmar a cultura hip-hop, e outros estilos, como o dub, que começou através de reedições de sucessos pop com batidas e baixos e distorções características, que chamaram a atenção e divertiam pessoas em todo o mundo. Todas essas renovações sonoras partiram da experiência dos selectas e seus sistemas de som, que foram se desenvolvendo até tomar alcance nacional.

Cerrado System

Local: Hipódromo da Lagoinha

Av. Altamiro de Moura Pacheco nº 677, Cidade Jardim

Horário: 22h

Preço: R$ 15,00 antecipado (ingressos no Bar da Tia e na Lima Limão)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias