Home / Cultura

CULTURA

Exposição fotográfica retrata cidades goianas durante o Ciclo do Ouro

As fotógrafas Cidinha Coutinho, Eliane de Castro, Rosa Berardo e Rosary Esteves e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, convidam o público que prestigiará a Semana Santa na cidade de Goiás a conhecer um pouco mais da história goiana. Elas assinam a curadoria da exposição fotográfica itinerante Um Círculo do Ciclo, que apresenta fotos e ilustrações do século XVIII e XIX, representativas do chamado ciclo do ouro em Goiás.

  1. Craveiro, João Basílio de Oliveira, Hercílio Fleury, Hilda Curado e A. Bonvicino são os responsáveis pelos registros de Corumbá de Goiás, Goiás, Jaraguá e Pirenópolis, criteriosamente selecionados pelas fotógrafas responsáveis pela exposição após uma extensa pesquisa em acervos particulares. Os desenhos de Lúcia Curado e do inglês William John Burchell também são representativos do momento do início do desenvolvimento das cidades goianas, despertado pela corrida dos bandeirantes em busca de ouro.


A exposição acaba por retratar também a evolução de alguns processos de revelação da fotografia, englobando negativos de vidro, películas e as atuais fotografias digitais. Todas as obras são acompanhadas por fragmentos de textos de diversos escritores goianos consagrados, como Cora Coralina, Félix de Bulhões, José Mendonça Teles e Augusto Rios.

A exposição será montada no Escritório Técnico do Iphan, na cidade de Goiás, e fica aberta ao público do dia 31 de março a 5 de abril (hoje). Essa é a segunda etapa da itinerância da exposição, que já passou por Pirenópolis e, depois da temporada em Goiás, deve seguir para Corumbá de Goiás e Jaraguá.

Um Círculo do Ciclo - Exposição Fotográfica Itinerante

Quando: hoje

Horário de visitação: das 08h às 17h

Local: Escritório Técnico do Iphan, em Goiás

Praça Zacheu Alves de Castro, 01, Casa do Bispo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias