Home / Economia

ECONOMIA

Meio século de evolução

Wandell Seixas,Da editoria de Economia 

Nestes 50 anos, a Nelore Machadinho soube manter a tradição familiar e simultaneamente evoluir. O patriarca da família é lembrado pela foto na parede e nos álbuns familiares. Tudo começou com o seu Limírio Antônio da Costa, que transmitiu a seus filhos e netos o DNA do pioneirismo e da modernização na sua atividade comum: a pecuária. A evolução não para nunca, mas a marca é preservada, como deve ser um nome que se preza, construído ao longo dos anos.

A história começa com os familiares de seu Limírio tocando boiadas nos confins das Minas Gerais ou, mais precisamente, em Araguari, e culmina em Corumbaíba, na região Sul de Goiás. Nesta cidade, conhece Nair Santana da Costa, que torna a sua consorte e de quem recebe também os incentivos para suas novas tarefas. A preocupação com os filhos, de prepará-los para o futuro, levou a família a uma radical mudança. A vinda para Goiânia, jovem capital e fruto também de pioneirismo e de visão para o porvir, sem dúvida contribui para novos embates.

Ciclo do boi

A família é a bandeirante da época contemporânea. Ela representa a busca de um rebanho mais apurado. Todo esse ciclo de ouro começa quando seu Limírio compra uns touros e fêmeas nos anos 80. De ninguém mais, ninguém menos que Rubens Andrade de Carvalho, mais conhecido por Rubico, uma legenda na história da pecuária brasileira. De Torres Homem, outro pioneiro a adotar o melhoramento genético do seu rebanho, a marcha do Nelore Machadinho extraiu o néctar para a evolução da pecuária em Goiás.

Com esses senhores, transformados em verdadeiros mitos do melhoramento genético, seu Limírio, seus filhos e netos deram continuidade aos novos métodos oferecidos pela ciência. Essa nova ferramenta de trabalho é utilizada para os avanços tecnológicos. Só para lembrar: a família Costa adotou a primeira inseminação artificial no Estado no limiar dos anos 70. Na sequência, uma série de acontecimentos praticamente inéditos: a prática da fertilização in vitro ou transferência de embriões. Para a época, uma verdadeira revolução nos métodos de fertilização.

Pecuária moderna

Na sua verdadeira epopeia, a fazenda de São Miguel do Araguaia surge justamente para que sejam dados os contínuos ajustes de uma pecuária moderna. O nelore conhece nesse meio século os avanços tecnológicos graduais e rápidos postos em prática pelos pesquisadores na pecuária de corte. É ciência, enfim a serviço do homem na pecuária de corte. Os animais PO vão ocupando o seu espaço. A seleção oferece ao mercado um rebanho de elite.

Atualmente, o grupo Machadinho opera com mil matrizes puras de origem e seus touros são registrados, para não deixar margem a dúvida sobre a qualidade de seus animais. A prenhez hoje está voltada para a transferência de embriões e a resposta se encontra num boi de repasse. As doadoras de embriões são compostas de cinquenta matrizes. O projeto é trabalhar com cerca de setecentas matrizes prenhas utilizando-se da fertilização in vitro ou conheci genético da pela sigla FIV.

Melhoramento genético

Em decorrência dessas novas linhagens, o pioneirismo de seu Limirio é premiado. É, oficialmente, o reconhecimento pelos jurados dos investimentos na melhoria da pecuária de corte. Os escritórios da sede em Goiânia e da fazenda em São Miguel do Araguaia, no Noroeste goiano, contam com centenas de troféus arrebatados pelos seus animais, presentes em múltiplas exposições agropecuárias pelo Brasil inteiro.

“Há exposição em que ganhamos vinte troféus de uma vez”, comenta Romildo Antônio da Costa. O grupo recebe a avaliação positiva do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), coordenado pela ABCZ.

Marca VR

A Nelore Machadinho mantém como procedência a base das marcas VR e Brumado. A VR disponibiliza ao mercado reses superiores quase exclusivamente com sangue das centenárias linhagens VR. Foram lançadas pelo pioneiro Vicente Rodrigues, fundador da marca, que com o saudoso Dico realizou a histórica importação dos animais indianos puros que desembarcaram no Brasil em 1962. Era o lote que continha um tesouro genético, um jovem reprodutor chamado Karvadi, consagrado como touro no principal divisor de águas do trabalho seletivo com foco em caracterização racial pura e simples contra a busca de volume de carcaça, ponderal e eficiência reprodutiva.

Por sua vez, a seleção de nelore hoje desenvolvida na Fazenda Brumado, em Barretos, de São Paulo, tem suas origens no município de Prata, no Triangulo Mineiro.

Em 1918, Francisco José de Carvalho (Chiquinho) trouxe animais da Índia, em importação realizada pelo governo João Pinheiro. Em 8 de abril de 1920, já com rebanho de qualidade e fornecendo reprodutores a terceiros, Chiquinho Carvalho registra sua marca “F” no Ministério da Agricultura, Industria e Comercio da cidade do Rio de Janeiro, então Capital federal. Na época, as raças zebuínas mais utilizadas eram Gir, Guzerá e Indubrasil, mas Chiquinho Carvalho, já via o potencial do nelore e o elegia como sua raça preferida.

Nomes pioneiros

Pelo que se percebe, o grupo liderado pelo seu Limírio cultivou uma árvore com raízes profundas e fortes ao buscar sementes de criadores desse porte. E justamente ao lado de um Constantino Guimarães, Vivaldo Cunha Guimarães, pioneiros legítimos ou os novos bandeirantes da pecuária brasileira.

A Nelore Machadinho não pretende aumentar o número de fêmeas, mas está convencida de que a pressão tende a aumentar. “Minha idéia é ser um legítimo fornecedor de macho de excelência”, manifesta Limírio Filho, cercado pelos filhos Romildo Antônio da Costa, presidente da Associação Goiana do Nelore (AGN), e Limírio da Costa Neto.

No momento, o projeto da empresa é figurar entre os maiores vendedores de touros do Estado. “Vamos trabalhar com gado Puro de Origem Importada (POI), desenvolvendo uma genética avançada, dispor de gado voltado para pista, com leilões que trabalhem a média, enfim, índices de avaliação genética representativa dentro dos sumários”, concluiu Romildo, com o assentimento de pai e irmão.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias