Home / Cultura

CULTURA

Música interplanetária em Goiânia

Uma noite de ciência e festa promete invadir o Planetário de Goiânia hoje a noite. A Ultra Violeta Reunião promete trazer conhecimento científico sobre os astros do espaço com direito a trilha sonora para aquecer e emocionar viagem pelo cosmos. O evento faz parte da organização Global Astronomy Month, que une entusiastas do espaço de todo o mundo para realizar eventos de teor astronômico em várias partes do planeta durante todo o mês de abril, escolhido para ser o mês mundial da astronomia.

Também será comemorado no evento o Ano Internacional da Luz, que foi escolhido em Assembleia Geral das Nações Unidas para que fosse lembrado durante todo 2015 a importância das tecnologias associadas à luz. O incentivo de desenvolvimento de novas tecnologias dessa área visa contribuir com o invento de promover o desenvolvimento sustentável, auxiliando no desafio de levar, através da eletricidade, saúde, educação e agricultura para partes ainda isoladas das redes de fornecimento.

O ingresso no evento custa 10 reais. Também será realizado um bazar com coisas espaciais. A renda arrecadada pelo evento deve ser revertida para iniciativas amadoras de astronomia e também ações em prol da ecologia. Os organizadores do evento são membros de um grupo denominado Gunstar Team Goias Astro Clube, que é o resultado da fusão de dois outros grupos: o Primeiro Clube de Astronomia Amadora de Goias e o Primeiro Clube de Astroaventura do Brasil.

Atrações

Dentre os números musicais escolhidos para o evento estão quatro bandas de Goiânia, com formação recente e ainda pouco conhecidas no circuito alternativo mais comum da cidade. São elas Riso do Abismo (que toca indie rock/alternativo), Os ExPirados (que citam influências sonoras como Nação Zumbi, Capital Inicial, Ira, Legião Urbana e Plebe Rude), Urumbeta do Espaço (definidos como “um grande nada só que sonoro” e “uma estranha psicodelia galática”) e ainda o blues rock de Jair O Próprio.

Planetário

O planetário de Goiânia, que fica anexado ao Mutirama, é uma importante construção na cidade para estudos do espaço, bem como uma opção inusitada de diversão e lazer para toda a família, seja para jovens curiosos ou idosos que nunca tiveram oportunidade de ter essa experiência de certa forma futurista. Em algumas re-    giões de Goiânia, é comum que as pessoas desconheçam a existencia desse ambiente na capital. Trata-se de uma sala redonda onde no teto é criado um clima de céu escuro, onde são projetadas estrelas, planetas e todo tipo de corpos celestes existentes.

A origem do planetário data de 1970, quando o professor de cosmologia (disciplina que integra o currículo do curso de Geografia) José Ubiratan de Moura requisitou alguns equipamentos simples e que coubessem numa mesa para auxiliar na compreensão em sala de aula. O MEC não entendeu direito o pedido, e na época, em negociação com a Alemanha Oriental, elegeu Goiânia para receber o planetário.

O professor ficou surpreso com o que recebeu: um Planetário Zeiss Jena Spacemaster e um telescópio Zeiss, Cassegrain 150 milímetros de diâmetro e distância focal 2.225 milímetros. Esse material jamais caberia em sua mesa, nem mesmo numa sala de aula. Com esse equipamento, surgiu a demanda de um local para sediar o Planetário. A negociação foi feita com a prefeitura da cidade, com o então prefeito Iris Rezende, elegeram o Multirama para receber esse novo espaço, inalgurado em 23 de outubro de 1970.

Ultra Violeta Reunião

Local: Planetário UFG - Av. Contorno nº 900, Centro

Dia: Sábado, 25 de abril

Hora: 19h

Preço: R$ 10,00

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias