Home / Cultura

CULTURA

Outro olhar para violência

Da Redação

Para dar continuidade ao ciclo Olhares Sobre a Violência, do Cineclube Culturama, será transmitido hoje, às 18h45, um grande clássico de ação e ficção científica norte-americana da década de 1980, trata-se de  RoboCop — O Policial do Futuro. Durante os próximos meses, o evento, composto por exibição comentada, trará sessões quinzenais gratuitas, e tem intenção de possibilitar diversas discussões sobre a temática, no Espaço Culturama.

Sob a coordenação do crítico de cinema Fabrício Cordeiro e do pesquisador e crítico de cinema e cultura visual Marcelo Ribeiro, a ideia é que o “policial do futuro” abra um amplo debate. A proposta é de que, após a sessão, cineastas, pesquisadores, estudantes e entusiastas do cinema discutam a banalização da violência nos filmes de ação.

O projeto, que teve início no dia 28 de março e se estenderá até o dia 28 de maio, abriu a primeira rodada de filmes e conversas  com o documentário O Ato de Matar. Dirigido por Joshua Oppenheimer, este longa revive dias de terror, reencenando chacinas, na companhia de um dos gângsters indonésios responsáveis pelo genocídio patrocinado por militares, ocorrido em meados da década de 1960.

Até o final do projeto quem for ao Cineclube poderá ver e discutir ainda sobre filmes como Mad Max II: A Caçada Continua, que está programado para coincidir com a estreia nos cinemas da sequência Mad Max: A Estrada da Fúria.

Estão também na programação o filme de terror italiano Suspíria, dirigido por Dario Argento e Violência Gratuita de Michael Haneke, entre vários outros (confira a programação completa no quadro).

Filme de hoje

RoboCop — O Policial do Futuro é dirigido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven, em sua estreia nas telonas (ele mais tarde produziria outros longas importantes como O Vingador do Futuro e Instinto Selvagem). Foi um grande sucesso comercial e pode ser considerado um clássico do cinema moderno.

O filme se passa em uma caótica Detroit, dominada pelo crime. Após ser assassinado por uma saraivada de tiros dados por bandidos, o policial Murphy (Peter Weller) tem a memória apagada e é transformado em um ciborgue, um tira cumpridor da lei, extremamente preciso em suas ações.

Mas, sua antiga parceira, Lewis (Nancy Allen), começa  a incentivar as emoções do homem-robô, ao fazê-lo recordar do passado, da família e da forma como foi morto. Segue-se assim uma sequência de ação ininterrupta, com a descoberta de uma máfia dentro da própria polícia de Detroit.

Vários temas são abordados neste filme, dando uma conotação especial ao roteiro, tais como: corrupção, capitalismo, natureza humana, ressurreição e, principalmente, a privatização da segurança pública.

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE CULTURAMA

  • Hoje 18h45


Filme: RoboCop — O Policial do Futuro/RoboCop (ação e ficção científica, 1987)

Direção: Paul Verhoeven

  • 16 abril (quinta) – 18h45


Filme: Suspíria/ Suspíria (terror e suspense, 1977)

Direção: Dario Argento

  • 30 abril (quinta) – 18h45


Filme: Violência gratuita/Funny Games (suspense, 2007)

Direção: Michael Haneke

  • 14 maio (quinta) – 18h45


Filme: Mad Max II: A caçada continua/ Mad Max II: The Road Warrior (ação e ficção científica, 1981)

  • 28 maio (quinta) – 18h45


Filme: A imagem que falta/L'image manquante (documentário, 2013)

Direção: Rithy Panh

  • Serviço


Cineclube Culturama com exibição de RoboCop

Quando: Hoje, às 1845

Onde: Espaço Culturama ( Av. mutirão, 1932, esq. c/ t8, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno)

Entrada Franca

Informações: (62) 3924-1917

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias