Home / Cultura

CULTURA

S.O.S. - Rua 20, Centro, Goiânia

Ubirajara Galli ([email protected])

Há cerca de uns três anos, dr. Hugo Walter Frota Filho e o autor da coluna, a quatro mãos estamos escrevendo um livro memorial sobre a Rua 20, Centro. Berço do urbanismo goianiense com a construção de casas de alvenaria que começaram a ser habitadas a partir do final de 1934, delas, infelizmente só resta em toda a sua extensão pioneira, edificada entre a Avenida Universitária e a Rua 15, tão somente a sede da Academia Goiana de Letras, que teve como primeiro morador – o principal fundador da entidade – Colemar Natal e Silva e sua família.

O conteúdo do livro visita 30anos da histórica rua, indo da primeira metade da década de 1930 a primeira metade da década de 1960, com seu comércio, instituições educacionais e religiosas, seus moradores, suas histórias.

Nesse logradouro, residiram, a partir de 1960, dr. Hugo, seus pais médicos e irmãos, vindos da não menos histórica cidade de Ipameri.

Para obtermos informações percorremos todos os caminhos possíveis, em busca da história desses pioneiros moradores, entrevistamos famílias e historiadores, pesquisamos em arquivos públicos, acervos pessoais, jornais, revistas, livros e listas telefônicas. Falta pouco agora para concluirmos nosso intento.

Daí, vem o nosso apelo aos leitores da Coluna Historiografia Goiana, porventura detentores de fotografias, documentos e outros, que possam nos ajudar a contar a história da Rua 20, envolvendo as décadas de 1930 a 1960, para que nos seja disponibilizados. Gostaríamos e muito de termos acesso a esse material, ele será extremamente bem-vindo, para isso basta contatar meu e-mail disponí-vel na coluna. Ajudem-nos a contar essa história.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias