Home / Cultura

CULTURA

Cia. Giramundo marca a volta do Festival de Bonecos

O IV Festival de Bonecos ainda não acabou. Muito pelo contrário. A programação desta semana, que será continuada no Teatro do Sesc, terá alguns dos principais grupos de Teatro de Bonecos do Brasil. Os mineiros do Giramundo serão os responsáveis por retomar a programação do evento, com apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo, amanhã, às 20h. Mas os ingressos para esta montagem já estão esgotados.

O espetáculo é baseado na peça musical do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), e a versão para bonecos de Pedro e o Lobo reforça com imagens a ideia central da versão original: apresentar, às crianças, a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e famílias de instrumentos.

Os bonecos de Pedro e o lobo são marionetes a fio, por proporcionarem uma ampla gama de movimentos e expressividades. A figura e texto do narrador previsto na partitura de Prokofiev foram substituídos pelos marionetistas que fazem pela primeira vez em um espetáculo do grupo, trabalho de atores.

O GRUPO

O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, criado em 1971, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. A estrutura institucional do Giramundo é composta por Museu, Teatro, Escola, Estúdio de Animação e Produtos, o que o define mais como um centro de pesquisa e referência do que uma organização teatral convencional.

Programação:

Amanhã

20h – Giramundo Teatro de Bonecos (Belo Horizonte/MG) – Espetáculo: Pedro e o Lobo

29/maio (6ª feira)

18h30 – Cia Mútua Teatro & Animação (Itajaí/SC) – Espetáculo: Teatro Lambe-Lambe  20h – Armatrux Grupo de Teatro (Nova Lima/MG) Espetáculo: A Banda

30/maio (sábado)

18h30 – Cia Mútua Teatro & Animação (Itajaí/SC) – Espetáculo: Teatro Lambe-Lambe

20h – Cia Luminato Teatro de Formas Animadas (Brasília/DF) – Espetáculo: Iara – O Encanto das Águas

31/maio (domingo)

17h – Trip Teatro de Animação (Rio do Sul/SC) – Espetáculo: O Flautista de Hamelin

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias