Home / Cultura

CULTURA

Com sabor de muita história

Quando vim de Pires do Rio para estudar em Goiânia, no começo da década de 1970, tinha como local seguro, nas madrugadas, para curar as cervejinhas da noite, o Restaurante Zé Latinhas, localizado na Rua 8, Centro.

É justamente essa gastronomia do centro de Goiânia que foi visitada a quatro mãos pelas talentosas jornalistas Sonea Stival e Darmélia Barbosa, e que resultou no belo livro historiográfico Maiores de 21 – Histórias da gastronomia do centro de Goiânia, editado com o selo da Kelps. A capa quem assina é meu antigo parceiro de viagem poética, o artista plástico Alexandre Liah, admirado internacionalmente. As fotografias, autênticas obras de arte e que ilustram as páginas do livro, é da equipe Goiânia em Fotos.

Agora, quem outro senão o amigo Bariani Ortencio poderia ser o apresentador dessa memória gastronômica goianiense contemporânea. Ele, esse meninão nonagenário que não para de fazer coisas boas, que vão da literatura ao fogão à lenha.

São 21 casas de delícias que dão conteúdo e justificam o título do livro: Bar 20 Buscar, Bar do Narciso, Confeitaria Holandesa, Empada do Alberto, Empório da Vovó, Lanchonete Esfiha Quente, Pamonha Pura, Pastelaria do Meu, Pastelaria Mimosa, Pizzaria Cento e Dez, Pizzaria Scarolla, Quiosque Cana Lanche, Quiosque Moe Coe, Quiosque Rei do Pão de Queijo, Quiosque Rei do Pastel, Restaurante Árabe, Restaurante Bologna, Restaurante Dona Cristina, Restaurante Dona Fiinha, Restaurante Popular, Restaurante Zé Latinhas e ainda uma história especial, a da Ambrosia, a clássica sobremesa do Palácio das Esmeraldas.

O livro foi lançado no Palácio das Esmeraldas, na noite de segunda-feira passada (27), na Sala Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, com a presença da primeira-dama Valéria Perillo – filha da minha apaixonada Pirenópolis –, que ao discursar disse: “É uma honra para mim e para o governador Marconi apoiar iniciativas como esta que engrandecem a cultura do nosso Estado”.

A obra será adotada por instituições superiores de ensino gastronômico e poderá ser adquirida nos seguintes locais:

  • Restaurantes Zé Latinhas-Rua 8 nº 485-Centro
  • Restaurante Dona Fiinha-Rua 9 nº 528- Cento
  • Pizzaria Cento e Dez-Rua 3 nº 1000-Centro
  • Scarolla Pizzaria-Av. Tocantinsnº 498-Centro

Sonea Stival

Nascida em Gurupi (TO), jornalista pós­graduada em Turismo e Hotelaria, com passagem em vários veículos de comunicação. Foi repórter, produtora e editora. Atuou como gerente de comunicação da Presidência da Assembleia Legislativa e da Vice-governadoria de Goiás por dois mandatos. Presta assessoria de imprensa para Festivais Gastronômicos que projetam Goiás em nível nacional.

Vencedora de vários prêmios de jornalismo, atualmente é produtora na Tv Brasil Central e jornalista responsável da Revista People há mais de 20 anos.

Darmélia

Barbosa

Consultora na área de gastronomia, pioneiro na realização dos Festivais Gastronômicos em Goiás. Nesses onze anos como consultora técnica dos projetos, atendeu 25 edições de festivais e outras ações de promoção e valorização da gastronomia, em várias regiões, agregando setores da economia criativa como a cultura, turismo e artesanato.

Descendente de imigrantes italianos nasceu em Nova Veneza onde iniciou o movimento dos festivais gastronômicos no Estado de Goiás. Graduado em Estudos Sociais pela UCG, pós-graduada em gestão de Turismo e Hotelaria, radialista, com larga atuação na imprensa goiana, atualmente apresenta o programa "Contexto, uma viagem por lugares, cultura e gastronomia", 90,1, RBC FM.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias