Home / Economia

ECONOMIA

Instituição recebe nova frota de veículos

Da assessoria

Com a presença de entidades representativas da agropecuária goiana, como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o governador Marconi Perillo entregou, na tarde da última quarta-feira (29), 65 novos veículos à Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Além da frota, a entidade também recebeu uma verba de R$ 2,7 milhões que será utilizada na construção de laboratórios de pesquisa. Tudo para auxiliar o trabalho de assistência técnica e aumentar a produtividade de quem vive da terra. "Esse é um momento emblemático, no qual o setor público agrícola é valorizado, recebendo os instrumentos para trabalhar", declarou o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

Sobre a frota, Marconi Perillo explicou que os 65 veículos serão utilizados pelos extensionistas que precisam rodar por todo o estado oferecendo informação de qualidade aos produtores. Segundo o presidente da Emater, Pedro Arraes, já está sendo feito um levantamento para identificar a necessidade de cada uma das cinco regionais da entidade, "só depois os carros serão distribuídos". O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, fez questão de destacar a importância da ação. "O Brasil está passando por uma crise econômica profunda, mas se há um setor que pode tirar o país dessa crise é o agropecuário. Investir nele é essencial", disse.

Schreiner, que já foi presidente da Emater e secretário da Agricultura, na época Agência Rural, também enalteceu a equipe escolhida por Perillo para administrar o setor público agrícola. Ao lado de Marconi e do superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, José Mário, fez a entrega simbólica de uma chave ao servidor administrativo da Emater, Gilmar José Carvalho. Na ocasião, Perillo também assinou uma Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 3 milhões para a construção de laboratórios multiusuários de pesquisa agropecuária. A verba saí, em conjunto, dos cofres estadual e federal. Nos laboratórios ainda serão produzidas, por exemplo, mudas de abacaxi, mandioca e banana livre de doenças, o que deve aumentar a produtividade do produtor. Na opinião de Arraes, é o renascimento da pesquisa no estado de Goiás. "A tecnologia é grande mola propulsora do desenvolvimento. Minha intenção é fazer da Emater uma líder em inovação".

Perillo aproveitou a oportunidade para falar sobre a junção das secretarias que ocorreu no final do ano passado, o que ele classificou como "decisão corajosa, porém acertada". Para o governador, a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico de Agricultura, Pecuária e Irrigação veio para dar mais força para a agropecuária goiana. "Tenho andado muito pelo Brasil e pelo mundo e cada vez mais ratifico minha decisão de apostar fortemente na agricultura e na pecuária, no agronegócio. Ele é o que temos de melhor em Goiás e por isso os investimentos só tendem a aumentar. A agropecuária é responsável por mais de 50% dos empregos do Brasil, cerca de 50% das exportações e cerca de 30% do PIB do País".

Também estiveram presentes na solenidade de entrega o vice-governador José Eliton Júnior, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Franscisco de Almeida, o secretário de Estado, Henrique Tibúrcio, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima e a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Sandra Gabriel.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias