Home / Cultura

CULTURA

Música eletrônica ao vivo

Rariana Pinheiro,Da editoria DMRevista

Sob pseudônimo do músico ucraniano Wladimir Gasper, o artista carioca, aclamado no cenário da música eletrônica brasileira, Pedro Bernardes se apresenta hoje, em Goiânia. Ele é beat-maker, instrumentista e arranjador e, ainda, um dos raros nomes do estilo que toca ao vivo. Sua performance empolgante e criativa poderá ser conferida na Plus Galeria, a partir das 19h.

A apresentação faz parte da comemoração dos cinco anos de atuação da Plus Galeria e, no espaço destinado às cores, o músico promete surpreender. Para começar, ele criou o multifacetado Wladimir Gasper. Este personagem, do qual Pedro Bernardes tem se vestido nas apresentações, tem até história: “ele é sobrinho de um cineasta russo, nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil ainda jovem. Saiu do ex-país soviético para se aventurar nas inspirações dos trópicos e aqui criou seu bunker”, é o que frequente o artista descreve Waldimir nas entrevistas.

A história do personagem ucraniano talvez explique um pouco as diversas misturas de sonoridades, estilos, épocas e linguagens que estão entranhadas na música completamente experimental de Pedro Bernardes. E um de seus diferenciais mais marcantes é que ele usa a chamada “live PA” – nome dado às apresentações ao vivo de música eletrônica – para unir instrumentos convencionais, a eletrônicos, e até outros objetos, mecanismos e intervenções inusitadas.

Ele ainda toca tudo ao mesmo tempo, e, algumas vezes, utiliza equipamentos raros e até difíceis de manusear. Um deles é o chamado Air Synth, que produz som ao mover as mãos dentro de um campo aéreo produzido por um raio infravermelho 3D, com mais de 50 possibilidades de efeitos.

“Gosto de materializar a música de forma dinâmica, independente de instrumentos ou estilos. Meu som é um quebra-cabeça: eu tenho as peças, mas posso arranjá-las da forma que eu quiser”, explica o músico.

A capacidade de inovar de Pedro Bernardes já chamou atenção de artistas como: Sérgio Mendes, Marisa Monte, Beck, John Legend, Marcelo D2, Gabriel Pensador, Timbalada, Carlinhos Brown, e Seu Jorge. E, com todos estes nomes ele já trabalhou. Suas batidas podem ainda ser vistas na trilha que criou para o filme de apresentação da marca olímpica Rio2016. Ele fez ainda performance ao vivo na chamada do campeonato de basquete nacional (NBB) 2012/13 para o canal Sportv.

Toda a personalidade de Pedro Bernardes ao tocar, a marchand Lydia Himmen conta que combina perfeitamente com a postura da Plus Galeria. “Trazer alguém que produz música eletrônica ao vivo, na hora, com vários equipamentos, tudo feito por ele mesmo, é muito coerente conosco, porque trabalhamos com artistas que dominam todo o processo de produção de suas obras. O Pedro é assim também”, destaca.

Live PA de Wladimir Gasper

Quando: Hoje, das 19h às 22h

Onde: Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul - Goiânia)

Ingressos: R$ 30 (limitados)

Ponto de vendas dos ingressos: Plus Galeria, loja de Eleonora Hsiung, no El Club e Restaurante Moony

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias