Home / Economia

ECONOMIA

Novilho precoce realiza megaleilão domingo

A Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce (AGPNP) anuncia para o meio-dia de domingo seu megaleilão. Serão três mil animais de altíssima qualidade genética no recinto do Boiadeiro Leilões Rurais, no Km 4 da estrada Goiânia–Nova Veneza. Trata-se do 27º Leilão Novilho Precoce. A iniciativa tem o apoio da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e o patrocínio da Sicoob Crédito SGPA. Ontem à noite, transcorreu, no tatersal do Parque Agropecuário, o 3º Leilão Alge Genética Senepol, com 40 doadoras.

O presidente da AGPNP, José Barbosa, convida os expositores e visitantes através do Diário da Manhã para o evento, lembrando que na oportunidade será servido um almoço aos presentes. O leilão será operado por Guilherme Andrade Pires com larga experiência no setor. “Como fator importante, devemos lembrar que é uma excelente oportunidade de se realizar grandes negócios, tanto aos compradores como aos vendedores, cujo interesse é fomentar a melhora da carne brasileira e goiana”, disse José Barbosa. Este, por sinal, será o último leilão dentro da programação da 70ª Exposição Agropecuária de Goiás.

Fórum de Agronegócios

Hoje, das 8h às 12h, está prevista realização do Fórum de Agronegócios, no Auditório Augusto Gontijo. O seminário constará de três painéis sucessivos: Cenário e Perspectivas do Agronegócio para o Centro-Oeste em 2015; Desafios para a produção agrícola em Goiás; Tendências do mercado do leite e bovino. Talk show – Estratégias de gestão no campo, tecnologia aliada à produção, sucessão familiar na empresa rural e concessão de crédito para o produtor.

Shows sertanejos

Para domingo, às 20h, está programada uma missa no tatersal de elite do Parque Agropecuário. A programação na próxima semana se altera com a saída completa dos animais dos pavilhões e promoção de shows. Haverá um rodeio, que começou ontem, e se encerra domingo.

Já a programação de shows começou ontem com Bruno e Marrone, Cristiano Araújo se apresenta hoje, Cabaré, amanhã e Israel e Rodolfo no domingo. O visitante poderá ver como atração o Museu Agropecuário, que resgata a história do homem do campo ao expor as transformações da agricultura e pecuária goiana. A Alameda Cultura é um espaço para a família, com música ao vivo, shows folclóricos e comida caseira.

Conquista de prêmios

Pioneira na seleção de nelore mocho no Brasil, o plantel da Fazendas Reunidas Flamboyant, que atua desde 1939 com a marca V2, comemora o sucesso alcançado nos julgamentos realizados nos dias 14 e 15 de maio, na Expo-Goiás. Os animais do plantel conquistaram oito premiações. Entre os destaques está Baeta FIV da Louz, com 25 meses e 900 kg, que se consagrou como a grande campeã da 70ª Exposição Agropecuária de Goiás.

Outros animais do plantel também foram premiados. Confira os prêmios: Progênie de mãe – Campeã – matriz: Hannah da Louz Animais: Baeta FIV da Louz / Burnier FIV da Louz. Progênie de mãe – Reservada Campeã – matriz: Ameija da Louz Animais: Flor de Lis FIV da Louz / Eros FIV da Louz. Bezerra Reservada Campeã - Ariella FIV da Louz (11 meses). Fêmea Jovem Campeã e Grande Campeã – Baeta FIV da Louz (25 meses). Bezerro Campeão – Boris FIV da Louz (11 meses). Touro Junior Maior – Reservado Campeão – Eron FIV da Louz. Touro Jovem – Reservado Campeão – Burnier FIV da Louz.

Trajetória de pioneiros

Em 1906, o fazendeiro José Gomes Louza comprou, em Araguari (MG), seis touros zebuínos importados da Índia, mas somente, em 1912, quando foi realizada a primeira exposição Agropecuária em Goiás, os criadores viram pela primeira vez exemplares mochos com acentuado grau de sangue zebuíno”. Em 1913, Lindolfo Louza decidiu investir no rebanho, passando mais tarde a seu filho Lourival Louza a missão de administrá-lo.

O trabalho iniciado, em 1939, é hoje referência em melhoramento genético da raça nelore mocho no País, se estendendo em atividades como venda de touros, participação em exposições, cria, recria e engorda. Atualmente, o plantel da Fazendas Reunidas Flamboyant é comandado pelo empresário Lourival Louza Júnior se consagra na premiação de vários touros da raça nelore mocho, devido aos investimentos em genética.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias