Home / Política

POLÍTICA

Tibúrcio diz que falta consenso na classe política

Representando o governador Marconi Perillo (PSDB) no evento Intercâmaras, ontem, na Câmara Municipal de Goianésia, o secretário de Estado de Governo, Henrique Tibúrcio, foi o segundo a falar, na posição de mediador da palestra sobre reforma política. Tibúrcio foi incisivo sobre o tema: “Não existe reforma política perfeita. Os problemas do nosso processo político e eleitoral não serão todos resolvidos com a reforma política”.

Ele criticou a falta de consenso da classe política na tomada de decisões, um fator, que, segundo ele, é responsável por atrasar muitos processos no fortalecimento da democracia. Tibúrcio também teceu críticas aos representantes que trabalham com vícios no modelo político existente. “É muito difícil promover mudanças significativas porque as pessoas que vão colocá-las em prática são as mesmas que estão lá através desse modelo. As mudanças são importantes para romper os vícios”, disse, com veemência.

O secretário também manifestou seu anseio pelo fortalecimento dos partidos políticos. Para ele, na maioria das vezes os eleitores não conhecem o conteúdo programático dos partidos e votam “na pessoa”, sem fazer uma análise mais aprofundada do perfil político do partido pelo qual o seu candidato irá disputar a eleição.

Ele também se diz contra a contribuição de empresas no financiamento de campanhas. “Elas não deveriam contribuir com campanhas eleitorais porque visam lucros”. Tibúrcio diz ser favorável a subsídios dados apenas por pessoas físicas.

O presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), destacou a importância do projeto que foca na aproximação do Parlamento goiano para com os integrantes dos legislativos municipais.“Importante para a sociedade, porque é o poder mais representativo do povo, que é o Legislativo. É uma maneira de mostrar que o Legislativo traduz realmente aquilo que é um fato concreto. É um poder que é aberto, é aquele que desloca de sua sede na capital e vem ao interior para discutir e debater no sentido de trocar ideias e levar experiências.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias