Home / _

_

Saúde do Estado de Goiás é elogiada por médicos em congresso de neurocirurgia

Convidado a participar do encerramento V Congresso Goiano de Neurocirurgia, realizado na noite de ontem, 30, no Unique Eventos, em Goiânia, o governador Marconi Perillo ouviu do presidente da Sociedade Goiana de Neurocirurgia (SGN), Carlos Roberto Drummond elogios aos hospitais públicos do governo de Goiás. Ele afirmou, para um auditório composto por médicos goianos e visitantes de vários Estados, que alguns dos nossos hospitais públicos estão no nível dos particulares.

“O governador Marconi Perillo conseguiu fazer nos hospitais públicos gerenciados pelo Estado um trabalho ímpar que o põe dentre os melhores hospitais – inclusive da rede privada –, ofertando à população do SUS (Sistema Único de Saúde) medicina de ponta de primeiríssima qualidade”, explicou Drummond. O médico justificou os predicados ao afirmar que quatro hospitais públicos goianos possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conferido aos estabelecimentos de saúde que possuem alto padrão de qualidade.

A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. “De todos os nossos governos, quem mais se preocupou e executou benefícios para a classe médica intensamente foi o nosso governador Marconi Perillo”, completou. Os hospitais públicos em Goiás que possuem certificação ONA são: Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), Hospital Geral de Goiânia "Dr. Alberto Rassi" (HGG), Hospital de Doenças Tropicais "Dr. Anuar Auad" (HDT) e Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás.

Presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz de Siqueira corroborou com a fala do presidente da SGN e agradeceu ao governador pela valorização dos médicos que atuam no serviço público estadual. “O senhor (Marconi Perillo) assinou um plano de carreira para os médicos do Estado. Somos gratos por isso.”

Para o Coordenador Técnico da SGN, Lórimer Sandoval Carneiro, o apoio do governo de Goiás tem ajudado a melhorar as pesquisas na área. Carneiro afirmou que, em 2013, foi inaugurado no Estado um laboratório de neuroanatomia e micro-neuroanatomia. De acordo com ele, apenas São Paulo e Rio Grande do Sul possuem este tipo de laboratório. “À época, contamos com o apoio do governador Marconi Perillo. Foi um divisor de águas e marcou bastante a neurocirurgia goiana”, lembrou. Disse, ainda, que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) é parceira do congresso. “A Fapeg apoiou este congresso. Este apoio foi significativo para a execução deste evento”, agradeceu.

Marconi Perillo declarou sua admiração à classe médica. Afirmou que a profissão é um trabalho que exige empenho singular, se comparado a outras carreiras. “Podemos dizer até mesmo que, mais do que profissão, o exercício da medicina é uma missão, que exige empenhos e devotamentos sacerdotais. E que assim o médico pode ser definido como um missionário a serviço da vida.”

De acordo com o coordenador Técnico da SGN, Lórimer Sandoval Carneiro, o Estado de Goiás está entre os melhores do Brasil quando o assunto é neurocirurgia. Ele explicou que médicos que atuam aqui são referências no tratamento de tumores de base de crânio, neurocirurgia dos tumores cerebrais e neurocirurgia dos tumores de coluna. “Há especialistas de renome nacional em Goiás”, apontou.

Médicos agraciados – A Sociedade Goiana de Neurocirurgia prestou homenagem aos médicos dr. Francisco Antônio Dias Azeredo Bastos (membro do Conselho Deliberativo da SGN) por “promover o engrandecimento da Neurocirurgia no Estado de Goiás”. Outro profissional homenageado foi o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, dr. Clemente Augusto de Brito Pereira. Ambos receberam medalha e placa de honra ao mérito.

Participaram também do evento o superintendente-executivo da Secretaria da Saúde, dr. Halim Antônio Girade, e o presidente eleito da Academia Brasileira de Neurocirurgia, dr. Oswaldo Vilela Filho, entre outras autoridades.

Durante o Congresso, foi eleito dr. Ricardo Rogério Lobo como próximo presidente da Sociedade Goiana de Neurocirurgia. Ele comandará a entidade no biênio 2015-2016.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias