Home / _

_

Goiás e agência polonesa vão firmar acordo de cooperação para apoiar pequenas empresas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (Parp) concordaram em firmar acordo de cooperação internacional para o apoio às atividades de micro, pequenas e médias empresas do Estado e da Polônia, bem como o estabelecimento de relações comerciais entre as partes. Esta foi a pauta principal do encontro entre a vice-presidente da entidade, Teresa Kubas-Hul, o chefe de Gabinete da Presidência, Dariusz Wojtaszek, e o vice-governador e titular da SED, José Eliton, na manhã desta sexta-feira (3), em Varsóvia.

A Parp é uma agência governamental com 15 anos de atividades na Polônia que tem como missão prestar apoio a pequenos empresários na implementação de projetos competitivos e inovadores. Nesta tarefa, utiliza fundos do orçamento do Estado e da União Europeia (UE). Para o período 2014-2020 o orçamento previsto é da ordem de 3,5 bilhões de euros, um montante considerável. O órgão é responsável pela execução de medidas previstas em três programas operacionais: economia inovadora, capital humano e desenvolvimento da Polônia Oriental.

“Prepararemos o acordo em pouco tempo, para que sua visita tenha bons frutos”, disse o diretor Dariusz Wojtaszek ao se dirigir ao vice-governador. Para expressar sintonia, José Eliton recorreu a uma letra da banda Legião Urbana que compôs a geração do chamado rock nacional a partir dos anos 1980: “Não temos tempo a perder”. Ele informou que o apoio às atividades das micro e pequenas empresas é uma das pautas centrais do governo goiano. Também citou números do Brasil, segundo os quais elas são responsáveis por 82,7% da geração de empregos.

A formulação do acordo contará com as colaborações dos embaixadores Alfredo Cesar Martinho Leoni (do Brasil na Polônia) e Andrzej Braiter (da Polônia no Brasil), ambos presentes na audiência. A comitiva teve as seguintes participações: representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio (PTB), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, prefeitos Fernando Vasconcelos (Goiatuba) e Cida Tomazini (Pires do Rio) e superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Luiz Medeiros.

A vice-presidente da agência, Teresa Kubas-Hul, fez a apresentação sobre as estratégias e objetivos alcançados. Ela ressaltou que a preocupação central é melhorar a inovação entre empresas polonesas. Os financiamentos buscam assistir startups, companhias que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Os investimentos beneficiam diretamente os que possuem uma ideia de negócio, mas não têm dinheiro para executar. Um segundo elemento é a ajuda a empreendedores que querem apostar em ferramentas científicas.

Ao tratar de parcerias, o vice-governador José Eliton citou programas em execução na Secretaria de Desenvolvimento Econômico que vão de encontro a esta perspectiva: o desenvolvimento, em Goiás, de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg). Destacou, ainda, as atividades da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE Goiás).

A vice-presidente da Parp, Teresa Kubas-Hul, informou durante a audiência que uma outra pauta importante da agência é a ajuda na formação de clusters (concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local) e apoio a empreendedores que desejam operar no mercado internacional. Citou outras iniciativas como a construção de rodovias no interior da Polônia, o apoio a parques tecnológicos com incubadoras e implantação de banda larga no interior do país.

O vice-governador José Eliton disse que existe ampla convergência de interesses entre as duas partes dentro do projeto do governador Marconi Perillo de internacionalizar o Estado de Goiás. A vice-presidente da agência propôs cooperação. “Espero que sua próxima visita seja para debatermos os frutos desta iniciativa”, disse Teresa Kubas-Hul.

A Parp oferece oportunidade para empresários que procuram parceiros estrangeiros para publicar o perfil da empresa no banco de dados acessível por cerca de 600 unidades da rede na Europa e em todo o mundo. Uma das tarefas principais da agência para o desenvolvimento empresarial é, ainda, o apoio à exportação.

“Goiás é para o Brasil o que o Brasil é para o mundo”, disse o vice-governador ao considerar importante estabelecer o acordo de cooperação com a Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial. “A semente desta relação está lançada ao solo. Vamos ter habilidade para cultivá-la bem”, concluiu ele.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias