Home / _

_

Marconi inaugura o 13º COD em Goiás: combate ao tráfico de drogas no Vale do Araguaia

Em Britânia, na tarde desta sexta-feira, 03, o governador Marconi Perillo inaugurou mais um Centro de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar. Criado em 2012, o batalhão é responsável por impedir que drogas e armas entrem em Goiás. De acordo com o governador, a 13.ª unidade do COD, assim como as demais, deve inibir, entre outras coisas, a entrada no Estado de drogas e armas contrabandeadas.

Marconi mencionou uma pesquisa segundo a qual aproximadamente 80% dos crimes estão relacionados com o tráfico de drogas. O Code, para o governador, serve para atacar, portanto, a raiz do problema. “O Brasil deveria ter um comando de divisas para evitar que a droga saísse da Bolívia, Colômbia, Venezuela, do Paraguai, e entrasse aqui. Se isso ocorresse, teríamos muito menos crimes, muito menos problemas no Brasil. Mas como eles não fizeram, nós fizemos aqui”, justificou.

Ao lado do Coronel Samuel Artur (Comandante Geral do COD), do Coronel Silvio Benedito (Comandante Geral da PM) e do secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, Marconi fez um balanço de três anos de operações das outras 12 unidades. “Em três anos, o Code abordou 70.283 pessoas, 33 mil carros, quase 3 mil motocicletas, 5 mil caminhões e 580 ônibus. Quinhentas e treze pessoas foram presas em flagrante, 44 veículos roubados - ou furtados - foram recuperados, 40 armas de fogo apreendidas, 57 foragidos recapturados, 22.587 kg de maconha, cocaína e crack foram apreendidos, além de 382 ocorrências registradas”, enumerou. “Faltam 2 apenas dos que planejamos, há três anos: as bases em Itumbiara e em Cabeceiras de Goiás”, concluiu.

Foto: Rodrigo Cabral

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias