Home / _

_

Polônia sinaliza para amplas possibilidades de acordos e cooperação econômica com Goiás

A força do Estado pôde ser auferida durante a realização do Fórum de Negócios Polônia-Brasil-Goiás, no dia 2 de julho, na Câmara Nacional de Comércio, em Varsóvia. O evento atraiu grande número de investidores locais que foram conhecer as potencialidades do Estado e participar de rodada de negócios. O evento contou com a presença do vice-ministro da Economia, Andrezj Dycha.

No dia 3 de julho, o vice-governador José Eliton se encontrou com a vice-ministra das Relações Exteriores, Katarzyna Kacperczyk, que abriu as portas para o incremento de relações comerciais bilaterais entre Polônia e Goiás. Ela sinalizou cooperação econômica em diversos setores, em especial infraestrutura de transportes, mineração, tecnologia de meio ambiente, agricultura e intercâmbio de conhecimentos.

Outro importante resultado em Varsóvia: o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (Parp) concordaram em firmar acordo de cooperação internacional para o apoio às atividades de micro, pequenas e médias empresas do Estado e da Polônia, bem como o estabelecimento de relações comerciais entre as partes. A Parp é uma agência governamental com 15 anos de atividades no país e, para o período 2014-2020, o orçamento previsto é da ordem de 3,5 bilhões de euros.

Com o objetivo de ampliar relações comerciais com a Polônia, o vice-governador José Eliton, manteve audiência no dia 2 de junho com o ministro da Economia, Janusz Piechocinski, em Varsóvia. Ambos manifestaram intenção de aumentar o fluxo dos investimentos, bem como o intercâmbio científico e cultural.

Ainda no dia 2 de julho, o Governo de Goiás e a Câmara Nacional de Comércio (Polish Chamber of Commerce) formalizaram acordo de cooperação que visa o desenvolvimento de negócios e colaboração internacional. No dia 30 de junho, foi assinado suplemento ao acordo de cooperação celebrado em 2010 entre o Governo de Goiás e o Comitê Executivo da Região de Minsk, capital de Belarus. Ainda neste dia foi realizado o seminário Goiás/Belarus na Câmara de Comércio e Indústria local.

Em Moscou, foi assinado acordo com o Comitê Nacional de Cooperação Econômica com a América Latina (CN Cepla). A missão goiana participou de seminário sobre as possibilidades de negócios na sede da All Russia Public Organization (Business Russia). O vice-governador José Eliton também foi recebido em audiência pelo vice-governador de São Petersburgo, Serguey Movchan.

Visitas técnicas

Visitas técnicas foram realizadas pela comitiva goiana à unidade industrial da Avgust-Bel, a mais moderna planta da República de Belarus para a produção de defensivos agrícolas e meios de proteção química para agricultura; indústria de fertilizantes Belaruskali, na cidade de Soligorski, a 130 quilômetros da capital Minsk, gigantesco complexo que dedica-se à extração de potássio; Great Stone, a Grande Pedra, o monumental parque industrial resultante do maior projeto de investimentos da China em Belarus na região de Minsk; Fundação Skolkovo, o maior parque tecnológico em construção na Rússia; Kyrov Petersburg, unidade industrial de tratores e máquinas agrícolas fundada em 1801 em São Petersburgo e moderna sede do ExpoForum, congresso e complexo de exposições.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias