Home / _

_

Vice-ministra das Relações Exteriores aponta setores para cooperação econômica Polônia/Goiás

A vice-ministra das Relações Exteriores, Katarzyna Kacperczyk, abriu as portas para o incremento de relações comerciais bilaterais entre Polônia e Goiás. Em audiência nesta sexta-feira (3) com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento (SED), José Eliton, ela sinalizou cooperação econômica em diversos setores, em especial infraestrutura de transportes, mineração, tecnologia de meio ambiente, agricultura e intercâmbio de conhecimentos.

A audiência foi o último compromisso da missão goiana a três países do leste europeu que começou no dia 22 de junho e abrangeu quatro cidades: Moscou, São Petersburgo, Minsk e Varsóvia. O encontro entre o vice-governador e comitiva com a vice-ministra das Relações Exteriores e equipe abre perspectivas de cooperação econômica e investimentos. “É um bom começo. Sinto sinergia e interesses mútuos”, disse Katarzyna Kacperczyk.

De maneira objetiva, a autoridade polaca listou setores específicos que podem resultar em intercâmbio comercial. Citou inovação tecnológica para o setor mineral, ao lembrar que a Polônia realizará em junho de 2016 um congresso no Rio com participação de grandes empresas para apresentar projetos de inovação e acenou para a possibilidade de visita de sua delegação a Goiás num “evento à margem”.

A questão do meio ambiente foi largamente abordada pela vice-ministra que fez oferta de cooperação tecnológica que envolve controle de emissões, energias renováveis e tratamento para água. O setor de infraestrutura de transportes foi apresentado como “questão chave”. Empresas da Polônia, com um novo sistema, incluindo vagões e locomotivas, manifestam interesse em participar de futuras licitações. Na agricultura e indústria de alimentos, Katarzyna Kacperczyk citou ações relevantes em inovação e armazenamento.

Assim como o Brasil, a Polônia é um grande produtor de alimentos, mas a vice-ministra das Relações Exteriores disse que “ao invés de competir, vamos juntar nossas forças e cooperar”. No que diz respeito ao intercâmbio científico, relatou cifras elevadas que beneficiam programas acadêmicos destinados a estudantes.

O vice-governador José Eliton disse que “nossas visões convergem e vão de encontro a uma pauta comum”. Segundo ele, “Goiás tem muito a cooperar, a aprender e também a ensinar”. Lembrou que “o mundo conhece o sucesso da economia polonesa”, que mantém crescimento persistente. Ele propôs a formação de joint venture (associação de empresas) no setor agrícola. Apontou oportunidades em Goiânia com a construção do Veículo leve sobre trilhos (VLT). Citou investimentos de R$ 1 bilhão alcançados junto a instituição financeira russa para o saneamento básico em Goiás.

“Temos interesse reais, palpáveis e sólidos”, disse o vice-governador. Ele propôs definir prioridades e acertar encontros de trabalho. Como fez em audiência anterior, José Eliton recorreu à letra de famosa canção da banda de rock nacional Legião Urbana, considerada uma lenda nos anos 1980: “Não temos tempo a perder”.

No encontro estavam presentes, pelo Ministério de Relações Exteriores da Polônia: Iwona Woicka-Zulawska, Przemyslaw Nowakowski e Justyna Frelak, do Departamento de Cooperação Econômica; Karolina Cemka e Daniel Gromann, do Departamento de América. A comitiva goiana teve as seguintes participações: representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio (PTB), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, prefeitos Fernando Vasconcelos (Goiatuba) e Cida Tomazini (Pires do Rio) e superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Luiz Medeiros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias