Home / Ciência

CIÊNCIA

Lua de Saturno pode abrigar vida

Uma das luas de Saturno pode abrigar vida porque tem todos os elementos necessários para tal, de acordo com anúncio da Nasa na tarde desta quinta-feira (13).

Enceladus, é a lua em questão - uma das 62 luas do planeta. Ela era considerada com superfície coberta de gelo, mas novas evidências apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos em seu subterrâneo.

O estudo teve como base os dados coletados pela sonda Cassini que capturou evidências de que reações químicas superfície de Enceladus. Conforme os pesquisadores, jatos de vapor expeliam hidrogênio (na forma H2) o que pode evidenciar uma reação entre rochas quentes e água sob a superfície congelada.

Hidrogênio poderia servir como fonte de energia para formas de vida o que sugeriria a existência de moléculas de metano, o que também foi identificado.

Outro elemento que animou os pesquisadores foi o dióxido de carbono, que, na terra, juntamente com o hidrogênio são responsáveis pela metagênese - reação que sustenta micróbios que vivem em mares subterrâneos sem luz

A teoria dos cientistas é que a junção desses elementos criaria um ambiente propício - quente, úmido e com alimentos - capaz de abrigar vida microscópica.

“Isto é o mais próximo que já estivemos, de longe, de identificar um lugar com ingredientes necessários para um ambiente que pudesse ter vida, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, em comunicado.

Os cientistas agora querem que uma missão seja realizada para explorar a lua Enceladus, para saber se realmente há vida no local.

(Foto: Nasa afirma que lua de Saturno tem elementos para abrigar vida (NASA/JPL-Caltech/Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias