Tecnologia para tratar câncer em cães é desenvolvida por pesquisadores da UFG

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram uma tecnologia para trata câncer caninos. De acordo com os pesquisadores, o tratamento é realizado através da terapia fototérmica e feito a partir de nanopartículas magnéticas. O tratamento além de amenizar as progressões tumorais também contribui com a eliminação de células tumorais.

De acordo com a UFG, o procedimento consiste em adentrar no tumor através de uma ultrassonografia por meio de uma injeção intratumoral, aliado a um pequeno volume de fluído magnético além de aplicação de laser no local por alguns minutos. O procedimento é muito seguro. Aplica-se uma anestesia no animal para evitar que ele se mova o mínimo possível. Além disso é feito também o controle da temperatura corporal do animal.

O intuito da pesquisa é verificar a resposta do tratamento no combate as células cancerígenas em cadelas com carcinomas mamários. Segundo a pesquisadora Marina Pacheco Miguel, acredita que o procedimento possa auxiliar no desenvolvimento desses tumores , sendo também efetivo para eliminação de células tumorais e até de célula metastáticas.

O presente estudo também visa ser uma porta de esperança para o tratamento em humanos, pois a decodificação do estudo de genes em pacientes caninos, realizado em 2005, foi constatado podem ter muitas semelhanças genéticas o que pode ser uma esperança para tratamento em humanos.