Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Cientistas chineses encontram coronavírus em sêmen de infectados

Uma pesquisa realizada por cientistas chineses de um hospital de Shangqiu, uma cidade na província de Henan, detectou a presença de coronavírus no sêmen tanto de homens infectados quanto de recuperados. Estudo foi divulgado em artigo na revista Jama Net

Uma pesquisa realizada por cientistas chineses de um hospital de Shangqiu, uma cidade na província de Henan, detectou a presença de coronavírus no sêmen tanto de homens infectados quanto de recuperados. Estudo foi divulgado em artigo na revista Jama Network Open.

Um grupo de 38 homens foi testado e seis apresentaram partículas virais no esperma. Quatro estavam no “estágio agudo da infecção” e dois “em recuperação”. A descoberta sugere que a Covid-19 possa, portanto, ser transmitida sexualmente.

Segundo a revista Veja, especialistas ponderam que a descoberta é importante, mas que ainda faltam estudos que mostrem que a partícula presente no sêmen é infectante. Após isso, será possível determinar se existe o risco de transmissão pelo ato sexual.

“Ainda não há evidência científica de que possa ser transmitido por contato sexual, mas isso estará em estudo e logo saberemos. Ter o conhecimento de que a partícula do vírus é infectante ou não é fundamental, porque a partir disso outras pesquisas vão se desenvolver para tentar elucidar se a relação sexual pode ter algum papel na transmissão”, explica Raquel Stucchi, infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A COVID-19 é transmitida através de gotículas respiratórias ou contato direto. O vírus também foi detectado na saliva, na urina e nas fezes.