Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Plataforma remove vídeo fake news de fundação do Itamaraty

A plataforma You Tube retirou um vídeo de uma palestra de um seminário da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), ligada ao Itamaraty, sobre "nocividade do uso da máscara".A plataforma ressaltou em nota que não permite conteúdos que "incentivam atividades qu

A plataforma You Tube retirou um vídeo de uma palestra de um seminário da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), ligada ao Itamaraty, sobre "nocividade do uso da máscara".

A plataforma ressaltou em nota que não permite conteúdos que "incentivam atividades que possam causar danos físicos ou mortes".

Consta que a Funag tem realizado seminários virtuais nos quais aborda com assiduidade a pandemia de Covid-19. Após o evento, a fundação mantém a transmissão completa no You Tube e faz recortes de vídeos menores.

O material removido fazia parte do seminário virtual "A conjuntura internacional no pós- coronavírus", que aconteceu em 3 de setembro. O You Tube não confirmou a partir de qual data o trecho ficou indisponível.

Nele o palestrante Carlos Ferraz dizia, sem apresentar evidências científicas, que o uso de máscaras faz mal a saúde de pessoas saudáveis. Ferraz citou "artigos" e "testes", sem mencionar detalhes, nem os autores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que todas as pessoas usem máscaras onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público.

Palestrante faz parte dos quadros do ministério

No seminário, Carlos Ferraz é apresentado como "professor de filosofia da UFPel cedido para a Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)". Os outros dois participantes são de sites e blogs conservadores.

Segundo o site G1, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde Ferraz trabalha, afirmou que o "servidor expressou sua opinião pessoal, que não necessariamente corresponde ao posicionamento oficial do Ministério" e que ele "não participou do evento como representante do MMFDH".

Embora o You Tube tenha retirado o vídeo da palestra de Ferraz, o conteúdo dela segue disponível na plataforma, no vídeo, e na íntegra do seminário.

As palestras também são distribuídas no site oficial da fundação, com links para os vídeos no You Tube e em formato de podcast com links para diversas plataformas.