Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Nova variante do coronavírus, ainda mais transmissível, é identificada em Águas Lindas de Goiás

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que a variante P1 do coronavírus, chamada de variante de Manaus (AM), foi detectada em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta semana. A paciente é uma mulher que não tem histórico rece

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que a variante P1 do coronavírus, chamada de variante de Manaus (AM), foi detectada em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta semana. A paciente é uma mulher que não tem histórico recente de viagens pelo país. Ela testou positivo para a nova variante e morreu em um hospital do DF. A informação é do G1.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde do estado (SES), Flúvia Amorim, anteriormente, essa linhagem do coronavírus já havia sido identificada em pacientes de Goiânia e Anápolis.

Ainda segundo a superintendente, após essa cepa ser encontrada em outra região, fica confirmada a transmissão comunitária em Goiás. Para Amorim, isso explica o registro de altos números de internações no estado nas últimas semanas.

A variante foi detectada em Goiás em fevereiro, no entanto, apenas nas amostras dos pacientes transferidos de Manaus para serem tratados em hospitais goianos.

Maior risco de transmissão

Com alta taxa de transmissão, a linhagem de Manaus está entre as mais preocupantes para o governo. De acordo com Amorim, isso ocorre porque essa mutação tem capacidade maior de se replicar no organismo humano, elevando a carga viral no corpo contaminado.

Também identificadas primeiramente em Manaus, as variantes do coronavírus, B.1.1.7, que surgiu no Reino Unido e a P2, foram registradas em fevereiro.

Desde o início da pandemia, Goiás já registrou 430.377 casos confirmados de Covid-19. Ainda segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 9.472 pessoas morreram com a doença. Na campanha de vacinação do estado já foram aplicadas 279.056 doses das vacinas contra o coronavírus.

Nesta sexta-feira, o governo informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs em Goiás chegou a 97% enquanto o índice na enfermaria ficou em 82%.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também: