Home / Cotidiano

COTIDIANO

Convênio à vista

Secretária da Educação elogiou a iniciativa e colocou instalação da pasta para abrigar unidade. Processo está tramitando no Ministério da EducaçãoHélmiton Prateado Especial para CidadesA criação da Faculdade da Polícia Militar pela Fundação Tiradentes gan

Secretária da Educação elogiou a iniciativa e colocou instalação da pasta para abrigar unidade. Processo está tramitando no Ministério da Educação

Hélmiton Prateado Especial para Cidades

A criação da Faculdade da Polícia Militar pela Fundação Tiradentes ganhou uma otimista aliada no governo estadual, a secretária estadual de Educação, Rachel Teixeira. "Estou surpresa com a novidade positiva", afirmou ela durante evento no Colégio Militar Vasco dos Reis. O colégio vai abrigar parte da inovadora faculdade goiana - a instituição superior seguirá o ensino militar usual em institutos do Exército e Aeronáutica (IME e ITA), inclusive no uso do uniforme.
A secretária elogiou os colégios militares goianos lembrando que eles oferecem "uma formação sólida, não apenas de conhecimento, mas também de caráter, disciplina, habilidades e competência". Para ela, "continuar esse ensino na fase superior é um ganho muito grande para Goiás". Rachel Teixeira salientou que o Plano Nacional de Educação prevê que 30% da população brasileira deve ter curso superior, "no entanto, não temos número de instituições suficiente para isso", justificou.
Em uma gestão anterior como secretária de Educação, Raquel Teixeira autorizou a implantação do primeiro colégio militar goiano, justamente o Vasco dos Reis, que agora deve abrigar parte da faculdade, informação aplaudida pela secretária: "Agora terei a honra de ver a faculdade surgir. É meritório".
As autorizações para implantação da Faculdade da PM foram pleiteadas este ano pela Fundação Tiradentes junto ao Ministério Público estadual, na Curadoria de Fundações e Associações de Goiânia, o que é uma exigência por ser fundação, e junto ao Ministério da Educação, em Brasília, onde a solicitação tramita.

Cooperação
A secretária acenou com uma cooperação formal para autorizar o funcionamento de salas de aula da futura faculdade dentro do Vasco dos Reis. Além desta unidade, a sede da Fundação Tiradentes, no Centro, vai abrigar parte dos cursos que foram pleiteados ao MEC, e o Hospital do Policial Militar (HPM), na Cidade Jardim, uma outra parte, além de laboratórios.
Para o diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Júlio César Motta, o olhar técnico da secretária, que é educadora, dá ainda mais confiança ao projeto da Fundação Tiradentes. "Ela confia no modelo de gestão dos colégios militares, que será seguido pela faculdade", observou.
Segundo Motta, já está em estudo a forma de alteração do termo de cooperação já existente para o uso do Vasco dos Reis, possibilitando a utilização da unidade pela Faculdade. O comandante do Colégio Militar Vasco dos Reis, tenente-coronel Marco Antônio, agora vive essa expectativa.
Na última sexta-feira, 13, a direção do colégio recebeu o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito, o diretor-presidente da Fundação Tiradentes, tenente-coronel Cleber Aparecido Santos, o diretor de Ensino da PM, e várias autoridades militares, além de educadores e outros civis, durante a entrega de várias adequações e melhorias no Vasco dos Reis realizadas pela corporação. A escola é frequentada por 2.090 alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Já a Fundação Tiradentes é uma instituição civil, responsável por prestar atendimento social aos policiais militares da ativa, inativos, pensionistas e dependentes. Ela tem 12 anos de existência e possui cerca de 70 mil dependentes.