Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretaria confirma morte de 18 com dengue

Divania Rodrigues Da editoria de Cidades  A dengue é conhecida e tratada como uma doença simples e que se cura sozinha em cerca de uma semana. Porém, se não for tratada de forma adequada, seguindo as recomendações médicas, pode levar ao óbito. Somente em

Divania Rodrigues Da editoria de Cidades  

A dengue é conhecida e tratada como uma doença simples e que se cura sozinha em cerca de uma semana. Porém, se não for tratada de forma adequada, seguindo as recomendações médicas, pode levar ao óbito. Somente em Goiás durante os quatro primeiros meses desse ano já foram 18 mortes confirmadas e 40 suspeitas. O número de notificações chegou a 91.048, de acordo com o 16º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde de ontem.

O maior número de mortes confirmadas ocorreu em Goiânia: oito. Outras duas foram confirmadas em Aparecida de Goiânia, parte da Região Metropolitana da Capital. Em Brazabrantes, Crixás, Goianésia, Iporá, Morro Agudo, Rialma, Rio Verde e Trindade ocorreu um óbito respectivamente.

Os óbitos suspeitos só são confirmadas ou descartadas depois de investigadas pelo Comitê Estadual de Óbitos que é vinculado ao Laboratório de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO). O processo pode demorar até 60 dias.

Em Goiânia, 13 mortes ainda necessitam de confirmação. Em Aparecida de Goiânia são quatro. Em Caldas Novas, Goianira, Mineiros e Uruaçu são duas mortes a ser confirmadas por cidade. Já Alto Paraíso, Anápolis, Britânia, Caldazinha, Goiatuba, Jataí, Morrinhos, Nazário, Nerópolis, Novo Gama, Porangatu, Professor Jamil, Rubiataba, São Luís de Montes Belos e Senador Canedo, uma cada.

Mortes

Em comparação com o 16º boletim do ano passado que informava oito óbitos, são dez mortes a mais em 2015, e um adicional de 38.951 notificações. Desde 2010, de acordo com a SES, 384 pessoas perderam a vida por causa da doença, entre complicações e devido a dengue sshemorrágica. Foram confirmadas 93 em 2010, 51 em 2011, 52 em 2012, 95 em 2013 e 93 em 2014.

A dengue clássica e a hemorrágica são causadas por um dos quatro tipos de sorotipos de um vírus do gênero Flavivirus e transmitidos do Aedes aegypti para o homem. O tratamento básico para as formas menos graves da dengue é a hidratação e repouso, isso porque a doença provoca febre alta que provoca a desidratação do corpo. Não existe medicamentos para curar a dengue, apenas para aliviar os sintomas, dos quais é desaconselhado o uso de remédios à base de ácido acetilsalisílico.

E não é somente a forma hemorrágica da doença que pode matar. A dengue clássica se não tratada adequadamente pode evoluir para um quadro clínico mais grave com complicações que também podem levar o paciente a óbito. Por isso é importante procurar o médico aos primeiros sintomas e seguir suas orientações.