Home / Cotidiano

COTIDIANO

Não tem crise que segura ,a fé!

 Fábio PH,Especial para o Jornal Diário da ManhãO primeiro fim de semana da Romaria do Divino Pai Eterno 2015 foi bastante movimentado. Segundo balanço da Polícia Militar, cerca de 330 mil pessoas passaram por Trindade (GO) entre a manhã de sexta-feira (2

Fábio PH,Especial para o Jornal Diário da Manhã

O primeiro fim de semana da Romaria do Divino Pai Eterno 2015 foi bastante movimentado. Segundo balanço da Polícia Militar, cerca de 330 mil pessoas passaram por Trindade (GO) entre a manhã de sexta-feira (26) e a noite de domingo (28). Dentro da programação dos três primeiros dias da festa, os devotos participaram de missas, novenas, procissões, batizados e de uma extenso cronograma, que continua ao longo da semana.

Nos próximos dias, a programação especial terá a Romaria dos Carros de Boi e Missa dos Carreiros, Romaria e Missa dos Cavaleiros e Muladeiros além da participação dos militares, foliões, internos da Vila São Cottolengo, as missas durante a madrugada e as celebrações do dia da grande festa.

A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas passem pela Capital da Fé de Goiás nos dez dias de festividades. Para acolher esses peregrinos, o Santuário Basílica e a Igreja Matriz prepararam programação com 115 missas; 45 novenas; 11 procissões, 30 orações do terço; além de batizados todos os dias, às 10h, na Matriz; e confissões que ocorrem também todos os dias, das 6h às 21h, no Santuário Basílica.

Tema da Festa

A proposta da Romaria 2015 é levar o romeiro do Divino Pai Eterno à renovação da fé com base nos sacramentos oferecidos pela Igreja. O tema “Consagrado ao Pai Eterno” se fundamenta na Carta Apostólica do papa Francisco que busca chamar a atenção dos devotos para entender o verdadeiro significado de ser consagrado. A expectativa é que o romeiro consiga, a partir do tema geral da festa e também dos subtemas, essa conscientização de que ele foi chamado por Deus a existir nesse mundo e aqui desempenhar uma missão.

História da devoção

Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade – Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo – coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. Hoje, a estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Igreja Matriz de Trindade (Paróquia do Divino Pai Eterno). São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos ao ano. Somente durante os dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.

Damolândia, a maior comitiva de carros de bois já está em Trindade

A tradicional, existe há 60 anos, romaria de carros de bois que se desloca das fazendas de Damolândia (GO) e vem para a Festa do Divino Pai Eterno já está em Trindade. 86 carros chegaram ontem e estão acampados no Centro da cidade, onde aguardam o Desfile de Carros de Bois que acontecerá nesta quinta-feira, 2. “A viagem como sempre foi muito tranquila, abençoada, animada. Na estrada, a gente aproveita para falar das coisas e da família, trocar experiências sobre as fazendas, sobre os negócios e rezamos muito no trajeto. Há 45 anos não teve doença que me tirasse desta Romaria”, disse Reis Gonçalves, residente no município de Damolândia.

Procissão superlota basílica

Carregando o estandarte do Divino Pai Eterno, acompanhada por padres, missionários e milhares de fiéis, a bela e tradicional Procissão da Penitência – 150 anos – tem superlotado todos os dias o Santuário Basílica. Às 5 horas da manhã acontece o despertar com uma grande queima de fogos e às 5h30 a procissão se desloca do Santuário Matriz até a Basílica do Divino Pai Eterno. “Maior público de todos os anos que participei”, disse o pedreiro Geraldo Lemos.

Programação da romaria 2015

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

  • 5h – Alvorada festiva na Matriz e na Basílica
  • 5h30 – Procissão da Penitência da Matriz à Basílica
  • Na Matriz


Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30

Oração do Terço: 13h

Novenas: 9h e 14h

  • Na Basílica


Missas: 6h, 7h, 12h, 17h30 e 19h

Oração do Terço: 10h e 14h

Novenas: 8h30 e 15h

Novena Solene: 20h

  • Confissões


Todos os dias na Basílica e na Matriz das 6h às 21h

  • Batizados


Todos os dias, às 10h, no Salão Paroquial

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

  • Dia 2 de julho – Quinta-feira


9h – Saída da Romaria dos Carros de Boi com bênção até as 15h – Praça da Matriz

20h – Novena Solene com a participação das Obras Sociais Redentoristas

  • Dia 3 de julho – sexta-feira


9h – Romaria dos Cavaleiros e Muladeiros – Praça da Matriz

10h – Missa da Romaria dos Militares – Basílica

17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Basílica

20h – Novena Solene com a participação dos internos da Vila São Cottolengo

22h – Nightfever – Basílica

  • Dia 4 de julho – Sábado


12h – Missa com os Foliões – Basílica

14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial

17h30 – Missa com os Carreiros – Praça da Basílica

  • Missas na Madrugada: 27 e 28 de junho e de 3 a 5 de julho


Basílica – 0h, 2h e 4h

Obs: No dia 5 não haverá Missa às 4h

  • Dia da festa – 5 de julho – domingo


4h30 – Alvorada festiva com fogos e sinos

5h – Procissão da Penitência

5h45 – Santa Missa na Praça da Basílica

8h – Missa Solene da Festa

16h30 – Procissão Luminosa e Missa de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça da Basílica (levar velas)

  • Missas deste dia:


Matriz: 11h, 12h30 e 14h

Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

  • Dia 6 de julho – segunda-feira


5h – Toque de despertar

Missas na Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30

Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h