Home / Cotidiano

COTIDIANO

Remédio pode ser revolução na saúde dos pets

A última palavra em controle de pulgas e carrapatos, principais parasitas que importunam cães e provocam o terror em criadores, está à disposição em farmácias veterinárias especializadas e pet shops antenados com novas práticas. Um medicamento em forma de

A última palavra em controle de pulgas e carrapatos, principais parasitas que importunam cães e provocam o terror em criadores, está à disposição em farmácias veterinárias especializadas e pet shops antenados com novas práticas. Um medicamento em forma de biscoito para ser oferecido aos cães promete banir dos animais e das residências a infestação dessas pragas.

De acordo com o médico veterinário José Horácio Júnior, estão disponíveis duas classes de medicamentos que fazem o mesmo efeito, porém com prazo de eficácia diferente. “Há dois tipos de medicamentos principais em forma de comprimidos palatáveis para serem oferecidos. Um garante a imunidade contra pulgas e carrapatos por 30 dias e pode ser repetido, de acordo com a necessidade que os proprietários desses animais ser detectada. O outro medicamento tem um alcance superior, de 120 dias e também tem a mesma eficácia”.

José Horácio Júnior explica que carrapatos eram combatidos com produtos de uso amplo como para dedetizar o ambiente onde os animais são criados. Isso demandava até mesmo isolar o ambiente dos animais e o odor que emanava espantava até mesmo os criadores, não somente pulgas e carrapatos.

Os novos medicamentos são apresentados como se fosse um pequeno biscoito que atrai a atenção dos cães, por parecer um petisco desses que seus donos compram para lhes agradar. Os comprimidos são perfeitamente palatáveis e os animais dificilmente os rejeitam. Após ingeridos, eles facilmente processados no organismo dos cães e impedem a infestação de pulgas e carrapatos.

ÓBITO

O veterinário José Horácio Júnior explica que carrapatos transmitem hemoparasitoses graves que debilitam a saúde dos animais e podem levar até mesmo a óbito. “Anaplasma, babésia, erliquiose e hemobartonela. São doenças causadas por parasitas que destroem o sangue e seus derivados, fagocitam as hemácias do sangue, diminuindo os hematócritos e levam os animais infectados a problemas renais, hepáticos, anemia profunda e sintomas iniciais são a perda de apetite, emagrecimento, mudança de comportamento”, explica. Os medicamentos podem ser administrados mensalmente sem risco para os animais.

Criadores também não estão imunes a pulgas e carrapatos. O contato com eles pode causar dermatites e infecções na pele, mas o único carrapato que pode transmitir alguma doenças para o homem é o carrapato estrela, que infesta capivaras e causa a febre maculosa.