Home / Cotidiano

COTIDIANO

Centenário de Goiandira é celebrado com homenagens na Cidade de Goiás

Famosa por criar técnicas de pintura utilizando areia colorida, Goiandira do Couto foi homenageada no sábado, 12/9, na Cidade de Goiás. Na data em que a artista completaria 100 anos, o Palácio Conde dos Arcos reuniu familiares, amigos, autoridades e admiradores. A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, acompanhou a solenidade representando o governador Marconi Perillo e também participou da obliteração de um selo comemorativo, lançado pelos Correios.

O cantor Marcelo Barra, por quem Goiandira tinha grande apreço, abriu a noite de homenagens cantando composições de sua autoria, as preferidas da artista. “Sempre que pegava o violão, ela também pedia para tocar Bandeira Branca”, disse o goiano ao tocar um trecho da música, que foi cantado por todos os presentes.

Parentes e amigos também prestaram homenagens. Servidores da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle criaram um coral para se expressar. A presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás - Aflag, Elizabeth Fleury, e a prima da artista, Dalva Albernaz, também fizeram suas homenagens. Já o sobrinho de Goiandira, Greison do Couto Ribeiro, falou em nome da família. Aos 92 anos, a escritora Ana Braga, da Aflag, contou histórias vividas com a amiga e que ficaram marcadas em sua memória. “Goiandira foi uma pessoa muito alegre, gostava de receber as pessoas em sua casa”, comentou em um discurso cheio de humor e lições de vida.

Raquel Teixeira ressaltou sua importante contribuição para a educação e também para o enriquecimento da cultura goiana. “Celebramos com alegria a memória de uma pessoa que era a própria expressão da alegria. Temos o compromisso de manter viva a sua arte, sua obra, seu exemplo, sua espiritualidade”, disse Raquel.

A proposta de reabrir a casa de Goiandira como museu, em parceria com o governo, foi apresentada por familiares e avaliada pela secretária. “Vamos analisar a possibilidade. Firmo o compromisso de verificar pessoalmente essa situação junto ao governador”, afirmou Raquel.

Mais homenagens

O selo comemorativo confeccionado pelos Correios e lançado no Palácio Conde dos Arcos traz uma pintura a óleo feita pela artista plástica Marly Soares Mendanha Bavani. Foram emitidas 101 folhas, que serão comercializadas a preço convencional.

Dando sequência às homenagens, o cineasta vilaboense Lázaro Ribeiro, vencedor do Fica 2015 na categoria júri popular com “Maria Macaca”, exibiu um documentário especial com depoimentos de Goiandira. Nas imagens, a artista conta casos, ri, mostra suas técnicas de pintura e também canta junto a Marcelo Barra.

A Igreja Messiânica de Goiás preocupou-se em avaliar como Goiandira gostaria de agradecer a todos pela noite memorável e acabou distribuindo mini vasos de flores na saída do evento. O centenário da artista foi finalizado com a exposição de quadros do acervo pessoal da família.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias