Home / Cotidiano

COTIDIANO

Bebê de um ano morre em barco perto da Grécia

ATENAS — Um bebê de apenas um ano morreu nesta sexta-feira em um barco que o levava da Turquia para a Grécia, quando a embarcação começou a afundar durante a rota. Segundo o Ministério Naval grego, o bote levava mais 56 pessoas — em sua maioria sírios, quando furou e começou a encher de água, já próximo a costa de Lesbos. Os demais passageiros foram resgatados ilesos.

A criança estava inconsciente quando foi encontrada pela patrulha da guarda costeira e os médicos não conseguiram reanimá-la. Ele foi levado à localidade de Kalloni, onde sua morte foi constatada. As autoridades não souberam informar sobre os pais do garoto, nem suas nacionalidades.

A guarda costeira grega voltou a intervir duas vezes na mesma região, com os regates de um grupo de 48 migrantes e outro de 70.

Entre quinta e a manhã desta sexta-feira, cerca de dois mil refugiados chegaram a Lesbos, localização estratégica, próxima ao porto turco, que se tornou a principal porta de entrada dos migrantes na Grécia. Cerca de 800 fizeram a travessia durante a noite, considerado o pior horário.

Até agora em 2014, o número de pessoas que desembarcaram na Grécia chega a quase 400 mil, segundo a Agência de Refugiados da ONU (Acnur). rganização das Nações Unidas (ONU). Para todo o continente, já foram mais de 550 mil migrantes e refugiados que atravessaram o Mar Mediterrâneo, a maioria fugindo da guerra civil na Síria.

Cerca de três mil pessoas morreram ou estão desaparecidas. Nas últimas semanas, a maioria foram crianças.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias