Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cidades do Entorno do DF terão passe livre estudantil

O governador Marconi Perillo garantiu que o Passe Livre Estudantil também chegará à região do Entorno do Distrito Federal. Após requerimento dos deputados João Campos (PSDB) e Diego Sorgatto (Rede), o gestor reafirmou interesse em levar até os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) o passe livre já em prática no Estado.

João Campos se reuniu com membros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para informar a disposição de Goiás em estender os benefícios e pedir dados para elaboração de projeto de lei. “A questão do transporte dos estudantes do Entorno é um pouco diferente, pois envolve transporte intermunicipal, entre Goiás e Distrito Federal. Acreditamos que tudo terá que passar por uma lei autorizativa, que pretendemos apresentar na Câmara dos Deputados”, diz João Campos.

O deputado federal Izalci (PSDB), do Distrito Federal, também atuará de Brasília na viabilização do benefício. “A qualidade de vida no DF não se consolida sem o desenvolvimento da região do Entorno”, diz o parlamentar.

O ex-senador Gim Argello (PTB), do Distrito Federal, informa ao DM que quando estava no parlamento requereu que ônibus da UnB chegassem em cidades de Goiás, como Luziânia.  Mas ainda, sim, permaneceriam vários estudantes sem o benefício e impossibilitados de se formarem.

Os estudantes da região afirmam que se sentem injustiçados em relação aos moradores da Grande Goiânia e pedem também o benefício.

O requerimento do passe livre começou com o estudante Fabrício Souza Leite, líder da União Nacional dos Estudantes do Brasil (Unesb), e Eloídes Fernandes, líder comunitária da região metropolitana de Brasília.

No início do ano, o governador Marconi Perillo requereu à Secretaria de Governo que realize estudos para que o programa chegue a outras cidades do Estado, além das 18 da região metropolitana de Goiânia.

Conforme João Campos, um dado que chama atenção é o valor cobrado pelas passagens. Levantamento do parlamentar indica que a unidade da passagem varia de R$ 3,75 a R$ 5,60. “São valores caríssimos e com um agravante: qualidade horrível, sem acessibilidade do cadei­rante e várias outras dificuldades”.

A proposta inicial é que o passe livre atenda moradores do Entorno Sul, mas as cidades da região Norte, caso de Formosa, serão também atendidas em um segundo momento. O público-alvo principal é o estudante que deixa as cidades goianas em direção às faculdades de Brasília.

Diego Sorgatto e Campos afirmam que o Governo de Goiás estuda qual critério será utilizado para a concessão do benefício. Uma das hipóteses é de que a regra seja social, relativa a renda familiar.

Estudantes cobram passe universal em toda região

Ônibus em direção à Brasília leva estudantes para UnB: proposta é que Passe Livre Estudantil seja alternativa para quem deseja se matricular na capital Federal  

Os estudantes que precisam  se deslocar para a Universidade de Brasília (UnB) enfrentam dificuldade semelhantes das vivenciadas pelos moradores da região metropolitana de Goiânia para chegar nas unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG): tempo, custo e disponibilidade.

“É sempre difícil fazer este caminho. Faço de moto por falta de ônibus. Já cheguei atrasado e perdi prova”, diz Janaína Souza da Silva, moradora de Santo Antônio do Descoberto.

Conforme  Janaína, existe uma grande demanda dos estudantes, que precisam se virar. "Tem que atender as cidades de Goiás 100%".

O benefício do Passe Livre Estudantil foi universalizado em agosto de 2013 quando o governo  atendeu estudantes de 18 cidades: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida, Aragoiânia, Bela Vista, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade.

Conforme as regras do Passe Livre Estudantil, o estudante tem direito a duas viagens gratuitas via transporte coletivo por dia para ir e voltar.

Região metropolitana

Pelas regras, ele pode ser contemplado com até 48 viagens mensais. O Passe Livre Estudantil beneficiou 15 mil estudantes. No caso da região metropolitana, o Governo de Goiás se obriga a pagar 100% do valor das passagens.

Estudantes de instituições públicas e privadas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior têm direito ao passe. Mas a proposta que será implantada no Entorno terá outras regras, conforme as necessidades da região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias