Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estado quer goianos que migraram para Europa

Da Assessoria

Os goianos que se mudam para a Europa, principalmente para a Espanha, têm quase sempre uma história em comum: muita força de trabalho e vontade de ganhar dinheiro para enviar para a família, mas raramente constroem patrimônio ou montam algum negócio. Conforme a Assessoria de relações exteriores de Goiás, o que falta não é coragem, mas conhecimento e preparo para saber o que fazer e por onde começar.

Agora o Governo de Goiás quer trazê-los de volta para o estado, com sua experiência e seu capital ou, no mínimo, incentivá-los a investir em Goiás com ajuda e assessoria do Estado, treinamento e orientação do Sebrae e suporte financeiro do Banco do Brasil. Todos se juntaram em torno do projeto batizado de Andorinha – uma alusão ao pássaro que migra mas sempre volta,  criado em 2013, mas interrompido pela legislação eleitoral no ano passado.

Os goianos e demais brasileiros residentes em Madri foram convidados para ouvir o convite do próprio governador, em seu segundo dia da missão comercial em países europeus. Inspirado na vontade de retorno que todo imigrante revela, Marconi Perillo usou em seu discurso a frase de Cora Coralina: “A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível.”

Para ele, as dificuldades enfrentadas por imigrantes que deixam pai e mãe, amores, amigos, filhos, ou simplesmente deixam o lugar em que formou a própria identidade, são comoventes. Por isso “criou essa ponte de volta”, por meio do projeto Andorinhas.

O empresário goiano Leonardo Rizzo, que aposta na poupança dos goianos na Europa para alavancar novos negócios, participou do encontro e se declarou “encantado” com a iniciativa do Governo Goiano. O apoio ao projeto também veio do consulado-geral do Brasil em Madri, que reuniu na Casa do Brasil – uma espécie de hotel, moradia e centro de convivência de brasileiros criado por Juscelino Kubistcheck - dezenas de interessados nas facilidade do programa.

O mesmo projeto será apresentado pelo governador na sequencia da missão comercial à Europa. Serão convidados os goianos que migraram para Bruxelas. Junto com Madri, são as duas cidades com maior número de imigrantes goianos na Europa.  A comitiva Goiana deixou Madrid neste sábado com destino Berlin, na Alemanha, com agenda de reuniões em três ministérios além de uma exposição a empresários e investidores alemães sobre oportunidades de investimentos no Estado de Goiás. Marconi Perillo fica na Alemanha até a próxima quarta feira, quando segue para Bruxelas e Amsterdã.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias