Home / Cotidiano

COTIDIANO

Festa de flores anima o Vale do Café

Distantes cerca de cem quilômetros do Rio, as cidades do Vale do Café — região do Vale do Paraíba do Sul — ganham definição perfeita na palavra “bucólica”. A atmosfera aprazível de lugares como Vassouras e Sacra Família (em Paulo de Frontin), no interior do estado, estará ornamentada por flores e movimentada com a arte do teatro e da poesia entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro.

O evento gratuito e intitulado Festa Livre Ornamental do Rio (Flor Atlântica) reunirá artistas, paisagistas, biólogos e fotógrafos e terá exposições de plantas e mostras de fotografias.

ARTISTAS CONVIDADOS

Personalidades como a atriz Lucélia Santos, o músico Roberto Menescal e o escritor Ruy Castro devem participar. O escritor deve relatar em detalhes a intimidade do compositor e maestro Antônio Carlos Jobim com as flores, as plantas, as aves e a natureza. Também devem marcar presença o cineasta João Moreira Salles, a bailarina Ana Botafogo e a atriz Chris Ubach.

De acordo com o diretor artístico do evento, Alexei Waichenberg, a ideia é propor uma reflexão sobre a qualidade de vida e a intervenção humana sustentável.

— Além do cunho ambiental, trata-se de um grande movimento de fomento para economia do Médio Paraíba — disse o diretor.

CIRCUITO GASTRONÔMICO

A programação do evento será aberta no dia 30 de outubro em Valença, na Praça Barão do Campo Belo, onde haverá uma exposição de trabalhos da paisagista Maritza de Orleans e Bragança. À tarde, haverá um circuito gastronômico em restaurantes da região, onde cada chef responsável criará uma receita especial, harmonizada com flores comestíveis.

Às 21h, a atriz Dani Ornellas apresentará um recital de poesias no Palacete Barão de Itambé, próximo à praça.

Nos dias seguintes ainda haverá carreata de caminhões rurais floridos, bicicleatas com arranjos de flores, trilhas e passeios em fazendas históricas do século XIX.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias