Home / Cotidiano

COTIDIANO

Menos quedas de energia

Assessoria

Problemas com o fornecimento de energia podem acontecer, seja por desastres naturais ou por equipamentos que se desgastam e se danificam com o tempo de operação. Pesquisas realizadas em parceria entre a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a empresa CELG Distribuição (Celg D) buscam prevenir falhas e defeitos de equipamentos para melhorar o desempenho do sistema elétrico e proporcionar a diminuição de interrupções no fornecimento de energia.

Um destes estudos visa monitorar e apresentar diagnósticos de transformadores de potência que são itens estratégicos e caros do sistema elétrico, com preços que variam de R$ 800 mil a R$ 4 milhões. Os equipamentos são responsáveis por proporcionar o nível de tensão adequado para que a energia elétrica seja transmitida a longas distâncias.

Iniciativa

O projeto, em desenvolvimento entre pesquisadores da EMC/UFG e da Celg D nos transformadores de potência, visa à integração e melhoria de práticas que se baseiam no monitoramento e no reparo preventivo desses equipamentos, com técnicas utilizadas em campo e também em laboratório.

A pesquisa propõe o aperfeiçoamento das análises da detecção prévia de falhas e a observação de tendências de defeitos em transformadores de potência, para evitar interrupções no sistema elétrico, e, consequentemente, prejuízos para os consumidores e para a empresa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias