Home / Cotidiano

COTIDIANO

Polícia pede prisão do prefeito

A violência contra políticos em Goiás continua fazendo vítimas. Desta vez, o alvo foi o ex-prefeito de Estrela do Norte Geraldo Nicolau (PSDB). Conhecido como Curica, ele administrou a cidade de 2001 a 2008 e foi morto a tiros na noite de quinta-feira (1º/10),  num motel, localizado às margens da B-153, em Mara Rosa, no Norte de Goiás.  Ontem foi protocolado pedido de prisão do atual prefeito de Estrela do Norte, Wellington José de Almeida (PMDB), suspeito do crime. Segundo fontes polciais, Wellington  está foragido desde a tarde de quinta-feira.

Segundo o delegado Regional de Porangatu, André Campos de Medeiros, Wellington poderá responder por homicídio qualificado e motivo torpe. Também serão denunciados o irmão de Wellington, Valdivino José de Almeida, a primeira-dama, Eliane Cristina Vaz, e Anézia Xavier Perez, suposta amante de Curica, que também estão foragidos e são suspeitos de participar do crime. A pena para o crime de homicídio qualificado é de 20 anos. "Cada um vai responder de acordo com a participação", informou o delegado aem matéria veiculada no portal  Diário de Goiás.

As imagens do assassinato foram registradas por câmera de monitoramento de um motel, localizado às margens da B-153, em Mara Rosa, no Norte de Goiás. Curica estaria tendo um caso com Anézia, que é cunhada do atual prefeito de Estrela do Norte e esposa do secretário Municipal de Saúde. Pelas imagens, que foram divulgadas logo após o crime, é possível ver Anézia saindo de um quarto do motel, passa pelo corpo e não presta nenhum tipo de socorro. Ainda segundo o André Medeiros, ela teria pago a conta do estabelecimento e foi embora a pé.

Tomou as dores do irmão

De acordo com informações do jornal Diário do Norte colhidas por policiais,  que ainda precisam ser confirmadas oficialmente pelo delegado André Medeiros, titular que comanda as investigações, o ex-prefeito Curica mantinha uma relação proibida com Anésia Xavier Peres Almeida, mulher de Trajano Almeida, que é  irmão do atual prefeito Wellinton, conhecido como Elton. Trajano  é motorista de ambulância e na hora do crime se encontrava em viagem para Goiânia.

Elton, já sabendo que os dois haviam marcado um encontro no local, teria ido também para o motel, ficando em um quarto próximo e quando o casal saia do apartamento, o prefeito, juntamente com o seu outro  irmão, Valdivino José de Almeida praticaram o crime, conforme informação da polícia. Além das "dores" do irmão, suspeita-se de motivação política no crime, uma vez que Geraldo Nicolau era querido na cidade, e bem cotado para as próximas eleições.

Curica era casado com Lucivânia, com quem tinha filhos, havia sido prefeito de Estrela do Norte por dois mandatos consecutivos e se preparava para disputar novamente a prefeitura da cidade. Elton Almeida foi eleito em 2012 e pretendia buscar a reeleição.

No local, foram filmados os carros de Eliane, onde estariam os autores do crime, e a caminhonete do irmão do prefeito, usada pela vítima e pela amante.

Mortes

Na matéria "Insegurança ameaça políticos e policiais", publicada no DM no dia 27/09, o jornal relembrou as mortes de prefeitos e ex-prefeitos, ocorridas nos últimos anos, começando pelo assassinato do prefeito de Catalão Eurípedes Três Ranchos (PTB). "Euripão" foi morto em 03 de abril de 1998. Um pouco mais de ano depois, mais dois prefeitos foram assassinados:  No dia 5 de abril de 1999, em Buriti Alegre, o prefeito Jaime Ferreira Carvalho (PMDB), foi morto foi assassinado dentro do próprio carro e à luz do dia com três tiros a queima-roupa. Em Monte Alegre de Goiás, o prefeito José da Silva Almeida foi baleado em sua residência no dia 20 de agosto de 1999.

Quase dez anos depois, no dia 28 de maio de 2008, foi assassinado o ex-prefeito da cidade de Goiás, Boadyr Veloso no dia 28 de maio de 2008. Ele foi morto a tiros, aos 71 anos,ao sair de uma casa de jogos clandestinos no Centro de Goiânia por volta das 11 horas da noite. Boadyr foi executado por dois homens que estavam em uma moto à espera dele.

No dia 5 de abril, deste ano, o prefeito da cidade de Matrinchã, Daniel Antônio de Souza (PTB), de 50 anos, e sua esposa, Elizeth Bruno de Barros, de 40 anos, foram encontrados mortos na chácara onde moravam, nesta terça-feira (4). Suspeita-se que foram degolados a golpes de foice.  O secretário municipal de Finanças de Matrinchã (GO), Hélio Alves Soyer, 66 anos, se apresentou à polícia e confessou a participação nas mortes.

A penulta vítima de violência contra políticos foi a primeira-dama de Jandaia, Neuza Severino Aguiar, de 69, anos, que foi morta a tiros na noite de quinta-feira 17/09, no setor Parque Oeste Industrial. Ela era casada com o prefeito João Rodrigues, do município de Jandaia, a 120km da capital,. O crime aconteceu dentro da imobiliária que ela administrava, na avenida Pedro Ludovico. De acordo com informações da Polícia Civil (PC), dois homens teriam chegado em uma moto e efetuado os disparos. A idosa foi atingida por três tiros na cabeça e morreu na hora. O motorista da vítima, Sebastião dos Santos Lopes Filho, 41 anos, também foi baleado na cabeça. Ele foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (HUGOL).

No dia 22/10, o  muro da casa do prefeito de Cavalcante, João Pereira da Silva Neto (PTC), de 59 anos, foi atingido por quatro tiros por volta das 2h. Não há informações sobre o autor dos disparos. Para administrador do município, o fato tem motivação política. A Polícia Civil investiga o caso. (Com informações dos sites Diário de Goiás, Diário do Norte e G1)

Morte de prefeitos e primeiras-damas

3 de abril de 1998

Eurípedes Três Ranchos (PTB)

Prefeito de Catalão

5 de abril de 1999,

Jaime Ferreira Carvalho (PMDB)

20 de agosto de 1999

Prefeito de Buriti Alegre José da Silva Almeida

28 de maio de 2008

Ex-prefeito da cidade de Goiás, Boadyr Veloso

4 de abril de 2015

Prefeito de Matrinchã, Daniel  Antônio de Souza (PTB)

Primeira-dama Elizeth Bruno de Barros

17 de  setembro de 2015

Primeira-dama de Jandaia, Neuza Severino Aguiar

1º de outubro de 2015

Geraldo Nicolau, o Curica (PSDB)

Ex-prefeito de Estrela do Norte

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias