Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tucano se orgulha de pergunta sobre contas de Cunha

BRASÍLIA — O deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) está exultante por ter sido o autor da pergunta que pode ter complicado do futuro do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no cargo. Foi Waldir quem questionou Cunha, na CPI da Petrobras, se o parlamentar fluminense tinha conta no exterior. Categórico, Cunha disse que não. Em entrevista ao GLOBO na manhã desta sexta-feira, o delegado demonstrou euforia ao dizer que sua inquirição pode levar Cunha a deixar a presidência. Ele contou até a gênese de sua pergunta, o que a originou, como chegou a ela.

— A assessoria do PSDB ajuda os deputados a preparar as perguntas. Mas as que eu faço, não. Nunca precisei usar da assessoria. Eu mesmo preparo minhas perguntas. Sou estudioso. Minha atividade é ser delegado. É o instinto da profissão — contou Waldir, que entende ter complicado o futuro de Cunha.

Nas suas redes sociais, Waldir exibe o sucesso de sua atuação. As imagens dele indagando Cunha ganhou todos os noticiários e foram repetidas inúmeras vezes nas TVs. "Boa noite.. jornais e canais de TV repercutiram hoje pergunta que fizemos ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), em março, na CPI da Petrobras... Na época, ele negou a existência de contas no exterior em seu nome..." — diz no seu Facebook, em comentários anexado às imagens.

O deputado tucano diz que pegou Cunha na "mentira" e que pode ter complicado o futuro do peemedebista.

— Nosso trabalho, nossa guerra na CPI está sendo valorizada. Fiz uma pergunta incisiva e que mostrou a mentira do presidente Eduardo Cunha. Não só para os deputados, mas para o Brasil inteiro. Uma pergunta que pode até levar à quebra do decoro parlamentar e à cassação de seu mandato — disse Waldir.

— Digo que, assim que chegarem esses documentos (que provam depósitos em contas suíças) e sua denúncia sendo aceita pela STF, ele não terá mais credibilidade para presidir a Casa. Por muito menos outros presidentes caíram, caso de Severino Cavalcanti (PP-PE)

Na semana passada, Cunha esteve em Goiás e Waldir rasgou elogios a ele. E, simplesmente, o lançou candidato à presidente da República. Disse o tucano na ocasião:

— Nunca na história deste país a Câmara trabalhou tanto. Eu me orgulho de estar hoje lá na Câmara e ter o senhor como presidente. Então eu quero aqui testemunhar para Goiás que o senhor tem feito, tem comandado aquela casa com pulso firme (...) Eu só vim aqui testemunhar o seu brilhantismo naquela casa (...) O senhor é um provável candidato à Presidência da República. Tem potencial e perfil diferenciado. Vejo no senhor potencial candidato a presidente — disse na semana passada.

Perguntado nesta sexta sobre este posicionamento, Waldir respondeu:

— Ele estava em Goiás. Estava na nossa casa, quando a pessoa tem que tratar a outra bem — justificou Waldir, que é suplente na CPI da Petrobras.

— E tive que brigar com o meu partido para conseguir essa vaga lá — finalizou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias