Home / Cotidiano

COTIDIANO

Avião com 370 kg de cocaína é interceptado pela FAB e PF em SP

SÃO PAULO - A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião com 370 kg de pasta base de cocaína, na zona rural de Gabriel Monteiro, na região de Araçatuba, interior de São Paulo, na noite desta segunda-feira. O piloto e um comerciante foram presos por tráfico internacional. A polícia investiga se a droga seria entregue no interior do estado.

Segundo a FAB, a aeronave Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, foi interceptada no nordeste do Mato Grosso do Sul e acompanhada por caças até São Paulo. O pouso ocorreu em uma fazenda, onde funciona uma oficina de aviões na zona rural. A aeronave, segundo a PF, foi apreendida.

Durante a ação, chegou a ser disparado um tiro contra o avião – um procedimento normal que tem como objetivo alertar o piloto para cumprir a determinação de descida, segundo a Força Aérea.

- Fomos acionados pela FAB depois que o avião invadiu o espaço aéreo brasileiro clandestinamente. Quando pousaram, verificamos que havia uma grande quantidade de droga no interior do avião, embalada em plástico preto, totalizando 370 quilos de pasta base de cocaína. Nem o piloto nem o comerciante disseram a origem da droga ou o destino - conta o delegado da Polícia Federal, Frederico Franco Rezende, chefe da delegacia da PF em Araçatuba.

Os dois não estavam armados nem ofereceram resistência, de acordo com o delegado. A Polícia Federal investiga agora quem é o proprietário da aeronave e qual o plano de voo.

O piloto, de 46 anos, e o comerciante, de 48, foram autuados por tráfico internacional e levados para a cadeia de Penápolis.

- O piloto disse que foi contratado pelo comerciante para levá-lo junto com a droga. Mas não revelou quanto receberia por isso. O comerciante se manteve em silêncio - diz o delegado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias